Prazo dos trabalhos no posto da GNR de Lordelo prorrogado até final de agosto

A construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lordelo foi prorrogada por mais 87 dias, até 30 de agosto de 2024. O adjudicatário da obra pediu a prorrogação do prazo por "as condições climatéricas criarem constrangimentos".

©Direitos Reservados

A proposta de prorrogação do prazo do novo estabelecimento da GNR em Lordelo, Guimarães, foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara desta segunda-feira, dia 03 de junho.

O alargamento do prazo em 87 dias, que inicialmente terminaria esta terça-feira, dia 04 de junho, foi pedido pelo adjudicatário da obra, empresa Novais de Carvalho Engenharia e Construção Unipessoal, Lda, que explicou que as “condições climatéricas criaram constrangimentos na obra, uma vez que a pluviosidade intensiva registada não permitiu executar os trabalhos de betão à vista de forma prevista”, pode ler-se na agenda da sessão quinzenal.

O pedido de prorrogação é de 74 dias pelo constrangimento causado pelas condições climatéricas, mas somam-se mais 13 dias “por questões de arquitetura”, uma vez que “autores do projetos decidiram que (a estereotomia do desenho da parede de betão) ficaria melhor este efeito na vertical”, dá conta a mesma nota.

O adjudicatário justifica os atrasos por “fenómenos meterológicos a partir de setembro de 2023”, em que houve “um período de precipitação excessivo que provocou um atraso de 10 dias na empreitada”. A mesma situação aplica-se ao mês de outubro, que motivou um atraso de “19 dias”.

Em novembro, “a precipitação foi muito mais elevada comparativamente, provocando um atraso de 15 dias. Em dezembro de 2023, apesar de haver uma melhoria, houve uma precipitação forte e persistente que levou a um atraso de cinco dias. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, também se registou uma precipitação superior às médias entre 1981-2010, com a passagem da tempestade Karlota em fevereiro, sendo que provocou atrasos de 10 dias e 15 dias respetivamente”, acrescenta a agenda da reunião de câmara.

Recorde-se que no dia 18 de janeiro de 2023 foi deliberada, em reunião de câmara, a adjudicação da empreitada à empresa Novais de Carvalho Engenharia e Construção Unipessoal, Lda pelo valor de 1, 3 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias.  Já a 22 de fevereiro do mesmo ano, foi assinado o contrato da obra, que foi aprovado pelo Tribunal de Contas a 28 de abril.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES