Pregão 2021: “À Nação e a todo o Mundo mostramos que à Sub-Comissão não capitulamos!”
Escrito por Rui Teixeira e Melo e recitado a 5 de dezembro por Luís Henrique Castro Machado.

Escrito por Rui Teixeira e Melo e recitado a 5 de dezembro por Luís Henrique Castro Machado, o Pregão saiu à rua este domingo. Um pregão que, cumprindo a tradição, se fez diferente. A Academia prometeu “que há Festas de vinte e nove a sete” e está a cumprir.

A Comissão de Festas Nicolinas fez notar, uma vez mais, que aceitam “sempre ajuda”, mas nunca estão “dependentes dela”. A 26 de novembro, prometeram que as Festas se iam realizar, como conseguissem e, esta tarde, provaram-no.
O pregoeiro não subiu à varanda da Câmara Municipal, como é habitual. Os vereadores presentes, na ausência de Domingos Bragança, presidente do município, mostraram-se surpreendidos enquanto ouviam recitar o Pregão do coche.
Depois da noite das Roubalheiras, de proibir a récita no interior e voltar atrás na decisão, o Liceu de Guimarães permitiu que a Comissão entrasse, sem cavalos nem coche e o público ficaria fora a assistir. Mas a Comissão decidiu recitar na rua, novamente no coche, ao lado dos vimaranenses. A história repete-se e o pregoeiro volta a não subir à varanda.
À chegada à Senhora Aninhas, o gerente da loja que lá funciona recusou a entrada da Comissão para recitar. Mas como “os Nicolinos são mestres a improvisar”, pediram à casa da frente para ceder a varanda, o Atelier do Nelson Xize, que prontamente aceitou. O pregão foi aí recitado e a Comissão agradeceu ao vimaranense.
O Pregão seguiu para a Torre dos Almadas, terminando no Toural. O pregoeiro fez-se ouvir e, nos últimos versos, fez alusão às decisões da Câmara Municipal face às Festas Nicolinas: “À Nação e a todo o Mundo mostramos que à Sub-Comissão não capitulamos!”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 17, 2025
Com 110 anos de história, o Centro continua a ser um destacado projeto educativo e social em Guimarães.
Março 16, 2025
O Vitoria, 6.º classificado do campeonato recebeu na noite deste domingo, 16 de março, o Estrela da Amadora, 16.º e antepenúltimo.
Março 16, 2025
Moreirense e Boavista encontraram-se esta noite no fecho da jornada, registe-se uma vitória dos cónegos por 1-0, a primeira de Bacci.