Presidente do município espera inaugurar a Torre da Alfândega no dia Um de Portugal

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, espera que a requalificação da Torre da Alfândega esteja pronta para ser inaugurada no dia 24 de junho, dia um de Portugal.

© Direitos Reservados

Questionado no final da reunião de câmara sobre o ponto de situação dos trabalhos de requalificação da Torre da Alfândega, Domingos Bragança anunciou que, “de acordo com a informação que disponho, espero que possamos comemorar a fundação de Portugal, no próximo dia 24 de junho, inaugurando este espaço. Era bom para Guimarães ser numa data emblemática, é para isso que vou trabalhar.”

O edil frisa que “o mais importante, para mim, é que a obra seja bem feita, concluída e que do ponto de vista simbólico esteja pronta para ser inaugurada em 24 de junho deste ano.”

O presidente do município acrescentou que “há um conjunto de questões adicionais à obra que é preciso fazer, mas tenho a informação de que durante o mês de abril estará concluída, mas posso ser surpreendido.”

Ainda em relação à Torre da Alfândega, Domingos Bragança aponta que “é um trabalho excecional de reabilitação da muralha no seu interior. Não se vê do seu exterior mas quando dermos conta, vamos ficar surpreendidos por todo o espaço que foi remodelado e reabilitado da Torre da Alfândega, com um elevador panorâmico.”

Recorde-se que, no final de dezembro do ano passado, os trabalhos de requalificação da Torre da Alfândega foram prolongados por mais 90 dias, prazo que terminará na próxima segunda-feira, dia 18 de março.

A prorrogação do prazo foi solicitada pela empresa responsável pela obra, “Construções F. M. Magalhães, Lda”, que apontou que as condições meterológicas e a execução de trabalhos não previstos “interferiram diretamente no caminho crítico da empreitada, que impediu a sua concretização no prazo estabelecido”, pode ler na agenda da reunião de câmara.

Anteriormente, a 14 de setembro de 2023, a Câmara Municipal de Guimarães já tinha prorrogado os trabalhos em 90 dias, sendo que o prazo final seria 18 de dezembro.

A reabilitação da Torre da Alfândega é um processo que tem mais de sete anos de idade. Foi a 04 de setembro de 2016 que a Câmara Municipal de Guimarães anunciou que o monumento seria alvo de uma profunda reabilitação com vista à sua abertura como núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas.”

Já em setembro de 2022, o município adjudicou a obra à atual empresa responsável por 1 milhão e 441 milhões de euros. Na altura, o prazo de execução seria de um ano, com o pagamento de cerca de 525 mil euros em 2022 e de 916 mil euros em 2023.

A empreitada da “Refuncionalização do edifício da Torre da Alfândega” é financiada a 85% no âmbito da candidatura: 15 anos de Guimarães Património Mundial: valorização, conservação e promoção.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES