“OUTUBRO ROSA” CHEGA A GUIMARÃES

Prevenir é bem melhor que remediar: este será sempre o mote quando falamos de Prevenção do Cancro da Mama.

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama comemora-se a 30 de Outubro.

O movimento, conhecido como “Outubro Rosa”, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

Para assinalar a data e alertar a sociedade para a temática da prevenção e diagnóstico precoce desta doença oncológica, o Município de Guimarães associa-se, a partir de hoje e até segunda-feira, à campanha “Onda Rosa”, promovida pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Norte) e levará acabo várias iniciativas, entre elas a iluminação do Padrão do Salado, durante 4 dias, em tons de rosa.

A Unidade de Mama do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães insiste na prevenção como uma necessidade absoluta para que o diagnóstico aconteça o mais precocemente possível.

Em 2015, pela primeira vez, foram ultrapassados os 100 novos casos de cancro da mama tratados na Unidade de Mama do HSOG. Foram realizadas cerca de 2500 consultas de Senologia e operadas mais de 200 doentes por patologia mamária benigna e maligna.

A deteção precoce, associada ao tratamento de qualidade, aumenta as probabilidades da cura para mais de 90%. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a probabilidade de sucesso.

A Unidade de Mama do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães recomenda que as mulheres façam o autoexame da mama, uma vez por mês e que sejam examinada pelo seu médico assistente uma vez por ano.

 

Fotos: CMG e Mundo das Tribos

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?