Pro-Nacional AF Braga: Pevidém segue líder isolado e só conhece o sabor da vitória
O Pevidém reforçou, no último fim de semana, a sua condição de candidato à subida no Pro-Nacional da AF Braga. À passagem da 3.ª jornada, a formação de Guimarães soma três vitórias em outros tantos jogos e assume a liderança isolada da prova, depois de vencer em casa o Esposende por 2-0.

© Paulinho / Pevidém SC
O encontro no Parque de Jogos Comendador Albano Coelho Lima foi dominado desde os instantes iniciais pelos comandados de Nelson Silva que cedo demonstraram querer impor ritmo e intensidade frente a um Esposende aguerrido, mas que raramente conseguiu contrariar a qualidade coletiva dos vimaranenses.
O Pevidém dispôs de uma oportunidade soberana para se adiantar no marcador, quando Tiago Vieira teve nos pés uma grande penalidade. No entanto, o médio acabou por desperdiçar.
Longe de abalar a confiança dos “cavaleiros”, o lance acabou por servir de estímulo. Pouco depois, ainda antes do intervalo, Tiger aproveitou uma boa jogada ofensiva para inaugurar o marcador, colocando justiça no resultado face ao volume de jogo e ocasiões criadas pela equipa da casa.
Na segunda parte, o Pevidém manteve a toada dominadora, controlando a posse de bola e explorando os espaços. Tiger voltou a estar em evidência, desta vez como assistente. Serviu Cláudio, que não desperdiçou e assinou o 2-0 final. Um golo que garantiu tranquilidade ao líder da prova e fez a festa dos adeptos presentes.
Com este resultado, o Pevidém reforça a liderança e mantém-se como a única equipa com registo 100% vitorioso neste arranque de campeonato.
Luta na parte inferior da tabela
Se, no topo, o Pevidém sorri, já na cauda da classificação o Selho continua a viver dias difíceis. A formação orientada por Nuno Gonçalves somou a terceira derrota consecutiva, desta vez no dérbi concelhio frente ao Ponte. O jogo terminou com um 3-1 favorável à equipa de Vítor Pacheco, que conseguiu, assim, conquistar a primeira vitória da época, depois de dois empates nas rondas inaugurais.
O outro dérbi da jornada, entre Os Sandinenses e o Santiago Mascotelos, terminou sem golos. Num encontro muito disputado, mas com poucas ocasiões claras de perigo, o nulo acabou por se ajustar ao que se passou dentro das quatro linhas.
Já o Berço, outro dos candidatos a lugares cimeiros, não foi além de um empate a uma bola na visita ao Joane, perdendo terreno na luta pela liderança.
Próximos desafios
Com três jornadas disputadas, o Pevidém mostra argumentos, mas a longa maratona do Pro-Nacional promete muitas surpresas. A consistência defensiva, a qualidade individual de jogadores e a confiança demonstrada no arranque da época são trunfos que alimentam a ambição da formação vimaranense.
Estes são os encontros da próxima jornada: Dia 13 de setembro, pelas 16h00, há novo dérbi vimaranense com o Berço a receber o Pevidèm SC e o Santiago Mascotelos a defontar, em sua casa, o Joane. No domingo, dia 14, pelas 16h00, o Sandinenses desloca-se ao terreno do Vila Chã e o Ponte joga em Vieira. Já o jogo entre o Selho e o Prado foi adiado para 08 de fevereiro.





