Procedimento cirúrgico de urologia inovador no Hospital de Guimarães
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, através do seu Serviço de Urologia, está a realizar um procedimento cirúrgico inovador para o tratamento da doença Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, através do seu Serviço de Urologia, está a realizar um procedimento cirúrgico inovador para o tratamento da doença Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).
Este tratamento, explica o Hospital de Guimarães, consiste na utilização de um tipo de laser (Greenlight – BostonScientific) para realizar a fotovaporização (destruição por vaporização) do tecido benigno e obstrutivo da próstata, mantendo integras a ereção e a continência urinária masculinas.
A partir dos 40/50 anos de idade, explicam, dois em cada três homens podem sofrer de HBP. Esta é uma patologia que se traduz em queixas relacionadas com a micção (por exemplo, dificuldade em iniciar ou manter a micção de forma continuada ou o aumento das idas à casa de banho durante o dia ou durante a noite).
Embora benigna, esta condição afeta imensamente a qualidade de vida de muitos homens.
Este procedimento é feito na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do HSOG, sendo uma novidade num hospital do SNS a realização desta prática em ambulatório. Até à data de hoje já foram realizadas cerca de 50 cirurgias na instituição.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.