ProChild recebe prémio Direitos Humanos da Assembleia da República
Esta distinção "reconhece o trabalho do ProChild na luta contra a pobreza e a exclusão social na infância, além do seu papel fundamental na defesa dos direitos das crianças, alcançado através de uma abordagem científica transdisciplinar e de colaborações estratégicas com diversos parceiros nos setores público e privado", anuncia o município.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu na passada quarta-feira, dia 13 de dezembro, na Sala do Senado do Palácio de São Bento.
Presentes estiveram Augutos Santos Silva, presidente da Assembleia da República, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães e vice-presidente do ProChild CoLAB, Adelina Paula Pinto, a presidente da direção do ProChild e professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Isabel Soares, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
Na edição de 2023, os vencedores foram o ProChild CoLAB, projeto sediado em Guimarães, e a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acholhidos.
O laboratório colaborativo ProChild CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos, que “coloca as crianças no centro da investigação e da inovação”, e desenvolve os seus projetos e modelos de intervenção em torno de duas grandes áreas: Intervenção Social e Tecnologias Digitais.
Quanto ao Prémio Direitos Humanos foi instituído em 1998, quando a Assembleia da República, na celebração do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovou uma resolução que instituiu o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos. A partir do ano seguinte determinou-se que o Prémio seria anualmente atribuído a uma organização não governamental, ou personalidade, que viesse a distinguir-se na defesa dos direitos humanos.
Na sessão, foi também entregue a medalha comemorativa do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa: Pedro Strecht, Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Nunes de Almeida, Catarina Vasconcelos, Daniel Sampaio e Filipa Tavaraes.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 12, 2024
O Vitória Sport Clube entra na nova temporada de forma confiante, sustentado por um trabalho sólido e uma estrutura cada vez mais estável. Os resultados em campo são reflexo de uma equipa coesa, que soube aproveitar as boas exibições da última época para construir uma base forte para os desafios que se avizinham. O entusiasmo em Guimarães é palpável, e a cidade vive o futebol de forma intensa, como sempre foi tradição.
Setembro 12, 2024
Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade de Guimarães acolhe a Competição Mundial por Grupos de Idades. Já nos dias 19 e 22 de setembro entra em ação o Campeonato do Mundo de 2024.
Setembro 12, 2024
A campanha ganhou também o bronze nos New York Festivals TV & Film Awards.