Procissão de Velas marca véspera do dia da Padroeira de Guimarães

A cidade de Guimarães vive esta semanan as celebrações da tradicional Festa da Padroeira, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira. Entre 6 a 16 de agosto, há devoção religiosa, celebração comunitária e valorização do património cultural.

© CMG

Depois de dias marcados pelas novenas em honra da padroeira, que terminam precisamente esta quarta-feira, 14 de agosto, e por diversos momentos de oração e reflexão, hoje, pelas 21h30, realiza-se a Procissão de Velas, entre a Igreja da Oliveira e S. Miguel do Castelo.

Esta sexta-feira, dia 15, feriado da Assunção de Nossa Senhora, pelas 11h30, e novamente em procissão, a imagem da padroeira regressa ao seu “solar”.

As celebrações deste ano tiveram como destaque o tríduo “As cores de Deus”, orientado pelo Padre José Miguel, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, convidando os fiéis à introspeção espiritual através da simbologia cristã.

Na vertente cultural, a programação incluiu dois concertos de órgão pelo músico Ricardo Toste e prossegue com o concerto mariano no dia 15 pelas 16h30 e 16 de agosto às 21h30, com Tiago Sousa e José Carlos Azevedo, que interpretarão peças para órgão, harmónio, canto e guitarra.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira acolhe ainda a exposição “Os Vestidos da Nossa Senhora”, que reúne vestes históricas usadas na imagem ao longo dos séculos, testemunhando a devoção e o cuidado da comunidade vimaranense.

Amanhã, 15 de agosto, a Eucaristia solene está marcada para as 12h00 e deverá reunir fiéis de toda a cidade, encerrando um dos momentos mais emblemáticos do calendário religioso de Guimarães.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS