Professor da UMinho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística
Luís Meira Machado, professor do departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho e investigador do Centro de Matemática da academia, preside a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) até 2026.

Na tomada de posse, o docente da instituição minhota colocou como objetivos estimular a investigação científica e a inovação, aumentar a presença da estatística na sociedade a nível nacional e internacional e promover e aprofundar parcerias estratégicas.
Entre as atividades que pretende revitalizar, Luís Meira Machado destacou o Prémio Estatístico Júnior, de forma a incentivar o interesse dos alunos nas áreas de probabilidades e estatística, o Clube Júnior e as suas iniciativas associadas, como a Explorística, A Estatística vai à Escola ou Radical Estatística.
Da nova SPE fazem também parte Lisete Sousa (Universidade de Lisboa) como vice-presidente da direção, Maria Polidoro (Instituto Politécnico do Porto) como tesoureira e os vogais Giovani Silva (UL) e Lígia Rodrigues (Universidade de Évora). A mesa da assembleia-geral tem como presidente Pedro Oliveira (Universidade do Porto) e o Conselho Fiscal é presidido por Carlos Tenreiro (Universidade de Coimbra).
A SPE foi fundada em 1880 e visa promover e desenvolver o estudo da estatística e as suas aplicações, de forma a juntar profissionais que trabalhem nas instituições de ensino superior, no setor privado e na administração pública.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
O Vitoria, 6.º classificado do campeonato recebeu na noite deste domingo, 16 de março, o Estrela da Amadora, 16.º e antepenúltimo.
Março 16, 2025
Moreirense e Boavista encontraram-se esta noite no fecho da jornada, registe-se uma vitória dos cónegos por 1-0, a primeira de Bacci.
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.