Festas Gualterianas movimentam a cidade até 4 de agosto

As Festas Gualterianas anima Guimarães entre os dias 1 e 4 de agosto com um programa repleto de música, folclore, tradições e animação nas principais ruas e praças da cidade.

© CMG

Na sexta-feira, 1 de agosto, a festa começa às 18h30 com o desfile e concentração de grupos de bombos pelas ruas da cidade, com a participação dos grupos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes. Às 20h30, no Largo Condessa do Juncal, decorre uma sessão de cantares ao desafio organizada pela Rádio Fundação, seguida pelo Festival Internacional de Folclore no Largo da Misericórdia às 21h00.

Às 21h30, o Largo de Donães recebe uma noite de fado com Liliana Queiroz e convidados, organizada pela Associação Guimarães Fado, e às 22h00, António Zambujo sobe ao palco no Largo do Toural acompanhado pelo Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento. A noite termina com um DJ set no mesmo local à meia-noite.

No sábado, dia 2, as atividades começam cedo, às 9h30, com a feira de gado e concurso pecuário no Campo de S. Mamede, organizada pela Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães. Às 18h00 tem lugar a tradicional Batalha de Flores nas ruas da cidade, seguida às 21h00 por uma arruada e encontro de tocadores de concertina no Largo da Misericórdia.

No Largo de Donães, às 21h30, decorre mais uma noite de fado, desta vez com CORDIS, enquanto no Largo do Toural Carolina Deslandes convida Agir e Rita Rocha para um espetáculo às 22h00. À meia-noite há novo DJ set no Largo do Toural e, às 00h30, uma sessão de fogo de artifício ilumina o Largo Condessa da Mumadona.

No domingo, 3 de agosto, às 9h00, regressam os grupos de bombos às ruas da cidade, seguindo-se às 10h30 o XXII Desfile de Charretes Antigas com a participação da Associação Amigos das Pasteleiras. Ao meio-dia e meia realizam-se as festividades litúrgicas em honra de S. Gualter na Igreja de S. Francisco, com a majestosa procissão a sair às 18h00 do mesmo local, com passagem pelas ruas da cidade e participação da Banda Musical das Caldas das Taipas. À noite, o Largo da Misericórdia acolhe Carlos Ribeiro às 21h00, enquanto o Largo de Donães recebe Os Amantes do Fado às 21h30. O encerramento musical fica a cargo de Ana Bacalhau, IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro, acompanhados pela Orquestra de Pevidém, no Largo do Toural às 22h00.

Finalmente, na segunda-feira, 4 de agosto, a Marcha Gualteriana percorre as ruas da cidade a partir das 22h00, numa organização da Associação Artística da Marcha Gualteriana, encerrando assim as festividades.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS