CarClasse
Programação de natal leva animação e novidades para as ruas de Guimarães

O "Guimarães Cidade Natal" decorre entre 01 de dezembro e 01 de janeiro e conta com várias iniciativas que levarão animação à cidade. A programação tem também algumas novidades.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

No primeiro dia de dezembro, o ambiente natalício abre as 15h30 com animação de rua, mas o momento oficial decorre pelas 17h45, com a ligação da iluminação de natal e a abertura da casa do pai natal, que será nova.

A inauguração prolonga-se até à noite, às 20h30, de forma a que “as famílias e as crianças de desloquem até ao centro da cidade para ver a ligação das luzes e a casa do pai natal, e que tenham animação para ficar na cidade”, explicou Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães.

Como o habitual, os concertos natalícios farão parte do programa nas igrejas da cidade. O Quarteto de Cordas de Guimarães atuará na Igreja da Misericórdia no dia 10 de dezembro, a Banda Musical de Pevidém e o Coro da Academia Comendador Albano Coelho Lima na Igreja de São Francisco no dia 16, os Jovens Cantores do Conservatório de Guimarães na Igreja de São Francisco no dia 17 e a Orquestra de Cordas do Conservatório de Guimarães na Igreja de São Domingos no dia 23.

O vereador realçou a importância da descentralização da programação, através do concerto do Quarteto de Cordas de Guimarães nos Espaços Criativos de Brito no dia 09 de dezembro, bem como da iluminação das vilas vimaranenses. Haverá também um concerto de Sofia Escobar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, dia 09 de dezembro, num momento solidário que serve  de angariação de fundos para o restauro da capela.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Entre os destaques, surge também o mercado de natal, que se repete no Largo Condessa do Juncal. O vereador referiu que a novidade passa por “uma segunda área coberta com ligação entre as tendas do mercado de natal e uma nova zona de animação, onde teremos programação permanente para as crianças”.

Além disso, haverá também animação por entre as ruas e novos elementos decorativos. A programação levará o natal até à biblioteca Raul Brandão, que será palco de ateliês e teatro de fantoches através de um programa extenso.

A passagem de ano terá lugar no Largo do Toural, entre as 22h00 e as 04h00, em que o cartaz será apresentado brevemente. Paulo Lopes Silva comentou que “será uma passagem diferente dos últimos dez anos, com uma apresentação direcionada para um público mais jovem.”

A Orquestra de Guimarães encerra a programação no dia 01 de janeiro com o concerto de ano novo no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), pelas 17h00.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, referiu que este é um “programa intenso” que “responde aos que o natal significa para as crianças.” O edil considera o “Guimarães Cidade Natal” “pode ser completado com as iniciativas da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG), da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) e de outras associações, desde que sejam bem coordenadas.”

A programação do “Guimarães Cidade Natal” conta com um investimento por parte do município de cerca de 300 mil euros.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

MAIS EM GUIMARÃES