Projeto “Crescer Seguro” eleva a qualidade formativa das creches em Guimarães

Realizou-se na quarta-feira, dia 18 de setembro, na Plataforma das Artes e da Criatividade, a cerimónia de assinatura de protocolos do projeto “Crescer Seguro”, integrado no ORIGOS.

© Direitos Reservados

O projeto tem como objetivo “formar profissionais de creche e garantir uma educação de excelência para crianças dos 0 aos 3 anos”, lê-se no site oficial do Município de Guimarães.

A cerimónia contou com a presença de figuras como Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, vice-presidente e vereadora da Educação, e José Côrte-Real, membro do Conselho Consultivo EDULOG da Fundação Belmiro de Azevedo e da direção do ProChild.

Na abertura do evento, Adelina Paula Pinto destacou a importância do projeto para a primeira infância, um período que considera fundamental no desenvolvimento infantil. “Este é o raio de sol que queremos que ilumine o futuro de todas as nossas crianças”, afirma.

José Côrte-Real sublinhou o impacto do projeto, mencionando a visão de Belmiro de Azevedo sobre a importância da educação nos primeiros mil dias de vida. Domingos Bragança, por sua vez, vincou o papel pioneiro de Guimarães em iniciativas sociais e educacionais inovadoras, reforçando a confiança na qualidade da formação que será prestada aos profissionais das creches.

O evento incluiu também a apresentação do plano de formação por Raquel Corval, psicóloga da Associação ProChild. O plano, com duração de dois anos letivos, irá capacitar mais de 400 profissionais, entre auxiliares, educadores e coordenadores, numa abordagem focada em proporcionar educação de alta qualidade, tanto nas creches da rede solidária quanto nas da rede privada do concelho. Desta forma, Guimarães torna-se assim o primeiro município em Portugal a implementar um projeto tão abrangente para a primeira infância.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Guimarães, o Laboratório Colaborativo ProChild e a Fundação Belmiro de Azevedo, com a adesão de mais de 30 Instituições de Solidariedade Social (IPSS) que prestam este serviço no concelho.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES