Projeto da UMinho sobre minorias em jornais vence Prémio Arquivo.pt
Promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Uma equipa da Universidade do Minho recebeu esta quarta-feira o Prémio Arquivo.pt 2021, por ter criado uma plataforma que identifica e estuda as minorias nos jornais online. O prémio tem o valor de 10.000 euros, é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e distingue pelo quarto ano projetos que valorizem o serviço Arquivo.pt, que guarda milhões de páginas da web portuguesa.

“Estamos muito felizes por este reconhecimento, não estávamos à espera, havia muitos e bons candidatos”, sorriem Paulo Martins e Leandro Costa, ligados ao Departamento de Informática da UMinho. A plataforma, chamada “Major Minors”, ganha agora projeção, podendo até auxiliar quem estuda grupos minoritários, sub-representados ou alvo de estigma social, acrescentam.
Paulo Martins e Leandro Costa iniciaram o projeto em janeiro de 2020, no âmbito de duas disciplinas do mestrado em Engenharia Informática da UMinho, orientadas pelo professor José Carlos Ramalho. Desenvolveram um algoritmo que identifica automaticamente artigos, comentários e fotos com referência a oito grupos: refugiados, mulheres, homossexuais, animais, africanos, asiáticos, ciganos e migrantes. São também focadas questões de género ou raciais mais gerais. “Sabemos que há imensas subcategorias nas minorias e este é um ponto de partida, a intenção inicial foi apoiar interesses de alguns grupos científicos do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho, que abordam temas como identidades, multiculturalismo, marginalização, linguística computacional e ética animal”, diz Paulo Martins.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 3, 2025
O Vitória de Guimarães prepara a receção ao Farense, agendada para o próximo dia 11 de maio, às 18h00, no Estádio D. Afonso Henriques, com três ausências confirmadas no plantel de Luís Freire.
Maio 3, 2025
O Vitória SC foi à Choupana derrotar o Nacional por 2-1, num jogo bem disputado que reforça a ambição europeia dos conquistadores. Tiago Silva e Jesús Ramírez apontaram os golos da formação minhota, enquanto Fuki Yamada reduziu para os madeirenses na segunda parte.
Maio 3, 2025
O presidente do PSD e recandidato a primeiro-ministro pela Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, avisou este sábado em Guimarães, que sem estabilidade política o período pós-eleitoral será “muito mais complexo”, apelando a uma maioria nas legislativas antecipadas de 18 de maio.