Abril com cantigas de maio
Projeto da UMinho sobre minorias em jornais vence Prémio Arquivo.pt

Promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

UMinho-Azurém-barra

Uma equipa da Universidade do Minho recebeu esta quarta-feira o Prémio Arquivo.pt 2021, por ter criado uma plataforma que identifica e estuda as minorias nos jornais online. O prémio tem o valor de 10.000 euros, é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e distingue pelo quarto ano projetos que valorizem o serviço Arquivo.pt, que guarda milhões de páginas da web portuguesa.

“Estamos muito felizes por este reconhecimento, não estávamos à espera, havia muitos e bons candidatos”, sorriem Paulo Martins e Leandro Costa, ligados ao Departamento de Informática da UMinho. A plataforma, chamada “Major Minors”, ganha agora projeção, podendo até auxiliar quem estuda grupos minoritários, sub-representados ou alvo de estigma social, acrescentam.

Paulo Martins e Leandro Costa iniciaram o projeto em janeiro de 2020, no âmbito de duas disciplinas do mestrado em Engenharia Informática da UMinho, orientadas pelo professor José Carlos Ramalho. Desenvolveram um algoritmo que identifica automaticamente artigos, comentários e fotos com referência a oito grupos: refugiados, mulheres, homossexuais, animais, africanos, asiáticos, ciganos e migrantes. São também focadas questões de género ou raciais mais gerais. “Sabemos que há imensas subcategorias nas minorias e este é um ponto de partida, a intenção inicial foi apoiar interesses de alguns grupos científicos do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho, que abordam temas como identidades, multiculturalismo, marginalização, linguística computacional e ética animal”, diz Paulo Martins.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Cantigas de Maio
Jom
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES