Projeto SOS Poético quer reescrever a história dos refugiados
A Sociedade Martins Sarmento, a Biblioteca Municipal Raul Brandão e a Escola Secundária Martins Sarmento, com o apoio do Grupo "Voltar à Escola", vão lançar uma ação de apoio e solidariedade com os refugiados da invasão da Ucrânia, especialmente aqueles que são acolhidos em Guimarães.
A Sociedade Martins Sarmento, a Biblioteca Municipal Raul Brandão e a Escola Secundária Martins Sarmento, com o apoio do Grupo “Voltar à Escola”, vão lançar uma ação de apoio e solidariedade com os refugiados da invasão da Ucrânia, especialmente aqueles que são acolhidos em Guimarães.
Na sequência da crise de refugiados ucranianos que se vive na actualidade, e com o propósito de manifestar solidariedade e apoio à comunidade daqueles que Guimarães acolhe, surge a iniciativa SOS Poético da Sociedade Martins Sarmento que conta com a participação da Biblioteca Municipal Raul Brandão, da Escola Secundária Martins Sarmento e do Grupo voltar à Escola, ficando aberta a outras pessoas e instituições.
SOS Poético é, então, uma chamada de emergência a poetas de todas as idades para reescrever a história dos refugiados.
O projeto pressupõe fases distintas tendo início com um momento de criação, no qual se fará uma chamada a autores para escreverem poemas relacionados com a ideia de paz e solidariedade. Esta chamada será dirigida ao público em geral e, em especial, à comunidade escolar. Seguir-se-á um apelo à comunidade para transcrever os poemas selecionados, sendo recolhidos poemas inéditos ou obras já publicadas.
O projeto SOS Poético tem como intenção “criar uma corrente poética, fazendo uma analogia com um corredor humanitário”, que culminará numa edição manuscrita dos poemas recolhidos, cujo destino e forma de divulgação pública serão oportunamente definidos, explica a organização.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.