Proteção Civil lança alerta para estado do tempo nos próximos dias
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta devido às condições meteorológicas severas previstas para os próximos dias, afetando particularmente a região Norte e Centro de Portugal. Entre 19 e 21 de janeiro, espera-se precipitação forte, vento intenso e possibilidade de neve nas serras.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma intensificação das condições meteorológicas, com chuvas fortes, especialmente a partir da tarde de 19 de janeiro, que podem resultar em inundações urbanas, devido à obstrução de sistemas de escoamento. A previsão inclui também a possibilidade de cheias nos rios e ribeiras da região, além de deslizamentos de terra e derrocadas, especialmente em áreas montanhosas.
O vento forte poderá causar danos, com a possibilidade de objetos soltos e estruturas mal fixadas serem arrastados para as vias rodoviárias. Além disso, a agitação marítima a partir de 21 de janeiro poderá afetar as zonas costeiras e ribeirinhas, tornando a circulação perigosa nessas áreas.
A ANEPC recomenda que a população tome as devidas medidas preventivas como garantir a desobstrução dos sistemas de drenagem, evitar circulação em zonas ribeirinhas e costeiras, e ter especial cuidado em áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e ramos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.