Proteção Civil lança alerta para estado do tempo nos próximos dias
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta devido às condições meteorológicas severas previstas para os próximos dias, afetando particularmente a região Norte e Centro de Portugal. Entre 19 e 21 de janeiro, espera-se precipitação forte, vento intenso e possibilidade de neve nas serras.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma intensificação das condições meteorológicas, com chuvas fortes, especialmente a partir da tarde de 19 de janeiro, que podem resultar em inundações urbanas, devido à obstrução de sistemas de escoamento. A previsão inclui também a possibilidade de cheias nos rios e ribeiras da região, além de deslizamentos de terra e derrocadas, especialmente em áreas montanhosas.
O vento forte poderá causar danos, com a possibilidade de objetos soltos e estruturas mal fixadas serem arrastados para as vias rodoviárias. Além disso, a agitação marítima a partir de 21 de janeiro poderá afetar as zonas costeiras e ribeirinhas, tornando a circulação perigosa nessas áreas.
A ANEPC recomenda que a população tome as devidas medidas preventivas como garantir a desobstrução dos sistemas de drenagem, evitar circulação em zonas ribeirinhas e costeiras, e ter especial cuidado em áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e ramos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 9, 2025
O Moreirense saiu, no sábado, do Estádio da Luz com a sensação de que poderia ter chegado ao empate.
Fevereiro 9, 2025
Um trabalho de ilustração realizado pelo General Ribeiro Arthur e pelo Mestre Alberto de Sousa.
Fevereiro 9, 2025
O empate a zero em Famalicão deixou sentimento de frustração dentro e fora de campo. Domingo há dérbi com o Braga, em casa.