PS de Guimarães: Concelho “não pode ficar para trás no investimento ferroviário nacional”

Concelhia pede mais ambição para o desenvolvimento ferroviário local e regional.

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O PS de Guimarães pede mais ambição para o desenvolvimento ferroviário local e regional. Em nota enviada às redações questionam se a “anunciada e exclusiva ligação de Guimarães a Braga através de BRT serve os interesses de Guimarães, nomeadamente os de uma mobilidade interconcelhia e regional económica e socialmente competitiva, num contexto de redefinição das ligações ferroviárias nacionais por via da ligação de Alta Velocidade Lisboa-Porto-Braga-Vigo”.

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O Plano Ferroviário Nacional presentemente em discussão pública prevê, no que à conectividade e interseção de Guimarães com a rede ferroviária nacional diz respeito, que Guimarães se ligue ao sistema intermodal de Braga, com acesso à Estação de Alta Velocidade (EAV), através de um sistema de BRT – Bus Rapid Transit (“Metrobus”), em canal dedicado, podendo evoluir para um sistema ferroviário ligeiro LRT – Light Rapid Transit, sistema de transporte público elétrico sobre carris (“Metro de superfície”). Os estudos atualmente existentes preveem que o sistema BRT permita ligar Guimarães ao sistema intermodal de Braga em 40’ e à EAV, a construir a noroeste de Braga, em 45’.

Apesar de o sistema BRT – Bus Rapid Transit, em canal dedicado, “parece ser claramente o mais adequado às necessidades e problemas de mobilidade urbana intraconcelhia, cuja densificação de projeto tem que continuar, a sua consolidação exclusiva para a ligação Guimarães-Braga não oferece competitividade no que diz respeito, desde logo, às distâncias-tempo em questão, constituindo uma ligação bastante mais demorada (cerca de 45’) que o serviço de ligação automóvel particular Guimarães-Braga (cerca de 20’) ou à EAV de Braga (30’)”, adianta a concelhia.

Acrescentam ainda que “um sistema BRT é mais barato que um sistema ferroviário ligeiro LRT – Light Rapid Transit. No entanto, o valor económico e de uso do LRT – Light Rapid Transit não pode ser considerado tendo apenas em vista o investimento imediato, mas, mais amplamente, tem de considerar a sua competitividade face ao transporte rodoviário individual e coletivo”.

Complementarmente a um sistema ferroviário ligeiro LRT – Light Rapid Transit que ligue eficaz e rapidamente Guimarães a Braga, mas de modo essencial, o PS exige “um sério investimento de renovação da infraestrutura e ou do serviço da ligação Guimarães-Porto, reativando a circulação de comboios rápidos, como o Alfa, capazes de conectarem Guimarães à EAV do Porto numa distância-tempo verdadeiramente competitiva e não nos atuais constrangedores 67’, em comboio urbano, ou 54’ em comboio intercidades, ainda que com raros horários”.

Para o PS Guimarães, o concelho “não pode ficar para trás no investimento ferroviário nacional e tem que exigir o melhor para hoje mas, sobretudo, para um futuro em que queremos que Guimarães seja crescentemente competitivo e atrativo, sem se deixar encadear pelos valores de investimento exigíveis, vulgares nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, mas, incompreensivelmente e com efeitos nefastos na coesão nacional, cada vez mais difíceis de exigir para o resto do país”.

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