PS Guimarães convida Joaquim Vieira para expor vida e obra de Mário Soares
No próximo sábado, dia 29 de abril.

joaquim-vieira-com-barra
“Quem foi Mário Soares?” é uma das questões que será respondida por Joaquim Vieira, no próximo sábado, 29 de abril, pelas 15h00. Considerado como um dos principais conhecedores da vida, obra e experiência política de Mário Soares, o jornalista respondeu positivamente ao repto lançado pelo PS de Guimarães, no âmbito da “Conferência Permanente de Política Democrática”, para apresentar a sua obra, recentemente reeditada e aumentada pelo jornal Expresso.

Joaquim Vieira, com uma longa e diversificada carreira como jornalista, desde 1974, na RTP, na direção do Expresso, na revista Visão e na Grande Reportagem, tendo sido provedor do leitor do jornal Público, mas também detentor de uma obra vasta e diversificada de caráter histórico, biográfico e político. A sessão será marcada pela apresentação da sua biografia não autorizada de Mário Soares, “Mário Soares: uma vida”, a única biografia portuguesa sobre o fundador do PS e principal protagonista da democracia portuguesa abrilista.
Joaquim Vieira é, ainda, autor das biografias não oficiais de Francisco Pinto Balsemão, “Francisco Pinto Balsemão – O patrão dos media que foi primeiro-ministro” e de José Saramago, “José Saramago – Rota de Vida”.
Como autor de televisão, Joaquim Vieira foi autor dos documentários “Por Amor ao Piano”, sobre o pianista Sequeira Costa, “Maior que o Pensamento”, sobre o cantautor José Afonso, “Os Mitos da República, A Cantiga Era uma Arma”, sobre a música de intervenção antes e após o 25 de Abril (galardoado com o Prémio Autores 2015, da Sociedade Portuguesa de Autores, para o Melhor Programa de Entretenimento de TV), “O Arquiteto de Lisboa,” sobre o arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, e “Insubmissa”, sobre a escritora Natália Correia.
Joaquim Vieira Integra, desde 2015, o painel do programa de televisão “O Último Apaga a Luz”, emitido na RTP3.