PSD propõe criação de fundo de apoio ao comércio tradicional
A proposta foi apresentada pelo vereador Ricardo Araújo. A autarquia poderá integrar a sugestão no âmbito de um fundo mais abrangente.
A proposta foi apresentada pelo vereador Ricardo Araújo. A autarquia poderá integrar a sugestão no âmbito de um fundo mais abrangente.
O PSD propôs à autarquia a criação de um fundo de apoio ao comércio tradicional, de modo a auxiliar aquele que o partido considera ser um dos setores mais afetados pela pandemia mundial. A proposta foi apresentada pelo vereador Ricardo Araújo.
Admitindo que os detalhes técnicos possam vir a ser alterados pela autarquia, o social-democrata sugeriu que o fundo tivesse um montante aproximado de um milhão de euros, fosse dirigido a micro-empresas com volume de negócios de cerca de 300 mil euros, com até 10 trabalhadores. Este seria um fundo “para apoio à tesouraria e às dificuldades que estas empresas estão a sentir”, explicou. “Os apoios surgiriam em forma de empréstimos com prazos de reembolsos, de cinco a dez anos, onde o município pudesse suportar o risco as taxas de juro, com montantes até 20 mil euros que fossem financiamentos em condições que permitissem um acesso fácil, rápido e simples”, esclareceu. Ricardo Araújo admitiu que o Governo tem vindo a criar diversas medidas de apoio a pequenas e médias empresas e esta não seria uma medida concorrencial às do Governo, mas sim “complementar”.
Na resposta, o vereador responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, revelou que a Câmara estava a negociar a criação de um programa mais abrangente dedicado ao tecido económico empresarial, vocacionado para a inovação e investimento, com a Portugal Ventures. “Estávamos a trabalhar desde janeiro deste ano, não neste sentido, mas num fundo que fosse mais longe a ajudar as empresas na inovação. O município per si não pode financiar de forma direta as empresas, é proibido por lei”, justificou.
Agora, esse fundo será atualizado de forma dar resposta às novas necessidades. “Este fundo pode e deve ser alargado ao Quadrilátero Urbano ou à CIM do Ave. Se percebermos que é importante criar outro fundo, implementaremos”, admitiu.
A Câmara está igualmente a preparar o lançamento plataforma e-commerce, no sentido de acelerar o processo de transformação digital. “É uma plataforma que está a ser preparada desde janeiro e está pronta a entrar no mercado. Falta articular com o presidente da Câmara e o presidente do Gabinete de Crise”, explicou. Ainda assim, pode haver diversas condicionantes, segundo Ricardo Costa. “Queremos abrir e retomar a economia, mas se a Europa não tiver uma estratégia de abertura simultânea, podemos não conseguir”, confessou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.