CarClasse
CarClasse
PSD propõe passe de transporte gratuito para jovens até 25 anos e maiores de 65 anos

Investimento municipal acima de um milhão de euros.

psd-ricardo-araújo
© Mais Guimarães

O PSD de Guimarães apresentou uma proposta à Câmara Municipal que prevê a atribuição gratuita de um passe mensal para transportes públicos aos jovens com idade até 25 anos, assim como aos maiores de 65, com residência fiscal em Guimarães, sem limite de horário.

Elencando que “Guimarães deveria enfrentar o desafio da sustentabilidade ambiental como prioritário”, André Casalta, responsável pela equipa de estudos do gabinete de estratégico local na área da mobilidade, defende que a medida promove uma cidade cada vez mais sustentável do ponto de vista económico e ambiental, que vai de encontro aos objetivos comuns de cidade carbono zero e Capital Europeia Verde.

A medida para 2023, sujeita a votação na próxima reunião do executivo municipal, pretende “incentivar e promover ativamente o uso dos meios de transporte público como meio preferencial de deslocação” em segmentos chave da população.

No caso dos jovens, trata-se de criar um “hábito efetivo nas gerações vindouras”, enquanto que nos maiores de 65 anos se garante “um acesso mais universal ao transporte e à efetivação do direito à mobilidade”.

A proposta pretende ainda impactar diretamente na gestão orçamental das famílias que, nos últimos meses, têm estado sujeitas a um aumento significativo da inflação, nomeadamente através do aumento  generalizado dos preços do cabaz de bens alimentares essenciais e do custo com energia e combustíveis.

No total, caso seja aceite, tratar-se-á de um investimento municipal entre um milhão e um milhão e meio milhão de euros, que afetará mais de 50 mil vimaranenses.

“Entendemos que é fundamental para Guimarães atingir os seus objetivos ambientais e de sustentabilidade”, começou por referir Ricardo Araújo, presidente da concelhia do partido, acrescentando que “o partido tem alertado, ao longo dos anos, para as dificuldades de mobilidade e acessibilidade no conjunto do território, particularmente na ligação entre o centro da cidade as diferentes freguesias”.

Ciente de que a medida “implica ter melhores veículos, mais horários, mais rotas”, acredita que esta irá permitir um incremento inicial até 35% na utilização dos transportes públicos, nas referidas faixas etárias.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES