PSICOLOGIA: GUIMARÃES TEM UM NOVO GABINETE PARA DOENTES ONCOLÓGICOS E AS SUAS FAMÍLIAS

O novo espaço, localizado em Mesão Frio, terá como finalidade a realização de sessões de psicoterapia (individual ou grupo) para doentes oncológicos, respetivas famílias e, ainda, profissionais de saúde

Inauguração contou com a presença, entre outros, de Domingos Bragança (presidente da Câmara de Guimarães), Vítor Veloso ( presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro) e Paula Oliveira (vereadora com o pelouro da Ação Social)
©  Mafalda Oliveira/Mais Guimarães

Guimarães tem, a partir desta terça-feira, um Gabinete de Psico-oncologia. Localizado em Mesão Frio, o espaço é pensado para doentes oncológicos, respetivas famílias e, ainda, profissionais de saúde. O novo espaço terá como finalidade a realização de sessões de psicoterapia (individual ou grupo).

Esta manhã, na inauguração, o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Veloso, explicou que o espaço servirá para “dar apoio psicológico e emocional, extremamente importantes para um doente oncológico, mas também para as famílias”. “Muitas vezes, o doente está estável, mas a familiar não está. A família também necessita de algumas consultas”, acrescentou. O responsável lembrou que o doente oncológico é “especial e merece um tratamento específico”.  

Vítor Veloso considera que o gabinete inaugurado esta terça-feira deverá servir como um espaço “de referência e de excelência” na região norte, onde já existem cerca de 20 espaços do género. “Agora apenas será necessário marcar os dias de consulta. Há disponibilidade do Núcleo Regional do Norte em se deslocar cá para atender todos os que queiram aceder ao gabinete de psico-oncologia”.

O investimento da autarquia vimaranense no novo Gabinete de Psico-oncologia rondou os 100 mil euros. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou que a abordagem à doença oncológica é “multidisciplinar” e que deve haver um “acompanhamento afetivo e emocional para que o doente e as famílias se sintam apoiados”. “Este gabinete terá a função de acompanhar e direcionar os maiores meios para o acompanhamento da doença”, esclareceu.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?