QUANDO OS PROBLEMAS SÃO DO TAMANHO DOS NOSSOS MEDOS

Por Eliseu Sampaio.

Um dos principais resultados de viver num clima de medo é a de fazer crescer aquilo que tememos. É impressionante como o medo hipertrofia as agruras, distorcendo-as, aumentando-as, e tem a capacidade de nos afastar progressivamente da realidade. Viver nesse clima, de medo, impede-nos de agir razoavelmente e de encontrar boas soluções para os problemas que nos surgem.

Vem isto a propósito do assunto que marca, nesta altura, a atualidade nacional: a relação entre André Ventura, deputado do Chega, e Ferro Rodrigues, deputado do Partido Socialista eleito Presidente da Assembleia da República.

No Hemiciclo ainda não sabem como encaixar no seu seio um deputado como André Ventura: é um corpo estranho, uma espécie de extraterrestre ou fora-da-lei que não vive (nem parece desejar) sobre as “concórdias” partidárias habituais. André Ventura surfa a onda como nenhum outro até aqui, tendo-se transformado, em pouquíssimo tempo, na principal voz dos ultra descontentes e dos anti sistema. A manterem-se as circunstâncias atuais, e embora estejamos no início do mandato da Assembleia, o Chega continuará a aumentar a sua visibilidade e consequentemente, reforçará a sua posição num próximo ato eleitoral.

Ferro Rodrigues manifesta a voz da aflição quando, pela forma e pelo conteúdo, repreende o deputado pela utilização excessiva dos termos “vergonha” ou “vergonhoso” na Assembleia. Esteve mal. Primeiro, pela forma grosseira como o faz e, segundo, porque também ele, como deputado e líder do Grupo Parlamentar do PS durante o Governo de Passos Coelho, utilizou o mesmo vocabulário. O português tem sempre um ditado à mão para ajudar os mais incautos nestes momentos, e o “Quem tem telhados de vidro…” vem mesmo a calhar. Ventura agradece, e lá vai ele de prancha debaixo do braço.

Aproveito o momento para, em nome do Mais Guimarães, desejar aos nossos leitores, anunciantes, colaboradores e amigos, um feliz natal e um próspero 2020.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?