“Raízes do Futuro” marca abertura oficial de Guimarães como Capital Verde Europeia 2026
Guimarães dá início, no próximo dia 9 de janeiro, às 21h00, ao ano em que assume o título de Capital Verde Europeia 2026, com a cerimónia de abertura intitulada “Raízes do Futuro”, que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Guimarães. O espetáculo assinala oficialmente o arranque de um ano dedicado à sustentabilidade, à inovação e ao envolvimento da comunidade.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
“Raízes do Futuro” é um espetáculo comunitário e coletivo que pretende colocar a natureza no centro da criação artística. A narrativa propõe uma viagem simbólica pelas raízes de Guimarães da água e da ruralidade à industrialização, da consciência crítica à regeneração ecológica, reforçando a ideia de que não há sustentabilidade sem memória.
A cerimónia terá cerca de duas horas e será apresentada por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, que assumem o papel de mestres de cerimónia num evento que conjuga momentos formais e lúdicos, contando também com a presença de figuras de Estado e representantes europeus.
No plano artístico, estão confirmadas as atuações das cantoras Gisela João e Sofia Escobar, bem como a participação de vários artistas e coletivos vimaranenses, entre os quais A Outra Voz, CERCIGUI, Coro En’Canto, Grupo Coral de Ponte e TetrAcord’Ensemble. Em palco estarão mais de 150 pessoas da comunidade local, incluindo bailarinos, músicos, coros e outros coletivos.
O acesso ao evento é gratuito, sendo necessário o levantamento prévio de bilhetes, com um limite de dois ingressos por pessoa. Os bilhetes estarão disponíveis a partir de 6 de janeiro, nos seguintes locais: Casa da Memória, Centro Cultural Vila Flor, Multiusos de Guimarães e Plataforma das Artes e da Criatividade, até à lotação da sala.
As comemorações estendem-se ao dia 10 de janeiro, com um conjunto de iniciativas promovidas pela comunidade em vários pontos da cidade. Associações, escolas, instituições e cidadãos vão dinamizar eventos culturais, ambientais e participativos.
Com o mote “Respira. (Inspira)”, Guimarães lança assim um fim de semana de celebração, ação e inspiração, que pretende ser o ponto de partida da “melhor Capital Verde Europeia”, como desejou Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, na apresentação do programa da CVE 2026.





