Raro exemplar de “Os Lusíadas” em exposição
Exemplar é da primeira edição de 1572.

Na Sociedade Martins Sarmento.

A Sociedade Martins Sarmento, no âmbito da celebração do dia 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, terá em exposição o exemplar da primeira edição de 1572 de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, existente na Biblioteca da Instituição.
Em 1572, Luís Vaz de Camões levou à estampa, com o apoio do Rei D. Sebastião e com o parecer favorável do Censor do Santo Ofício, o texto épico – Os Lusíadas, composto em dez cantos e impresso, por duas vezes no referido ano, tendo subsequentes impressões ao longo dos tempos, quer na língua original quer traduzido em outras línguas.
A Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento possui várias edições da obra, algumas delas de considerável valor bibliográfico e patrimonial, de onde se destaca um dos poucos exemplares identificados da primeira impressão da edição de 1572. Segundo os especialistas, o exemplar da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento é designado de Princeps por apresentar características textuais e gráficas, estas últimas no frontispício, diferentes daquelas que se identificam nos livros da segunda impressão do mesmo ano.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 14, 2025
Terminou com chave de ouro, o primeiro Education Summit, em Guimarães, com um concerto de António Zambujo. A reter, a promessa de um regresso em 2026 - falta saber se em Guimarães - e da continuidade da luta por um renovado modelo educativo nas nossas escolas.
Abril 14, 2025
Depois do triunfo (0-1) frente ao Gil Vicente FC e do encerramento da 29ª ronda, o Vitória assumiu o quinto lugar na tabela com 48 pontos e prepara-se para receber o Benfica na 30ª jornada da Liga Portugal.
Abril 14, 2025
A Associação “Agigantar Abril” adianta, numa nota enviada à Comunicação Social, que foi recebida no Supremo Tribunal de Justiça, no passado dia 09, numa sessão de trabalho com o presidente do Supremo Tribunal e, por inerência, presidente do Conselho Superior da Magistratura, Juiz Conselheiro João Cura Mariano.