Raro exemplar de “Os Lusíadas” em exposição
Exemplar é da primeira edição de 1572.
Na Sociedade Martins Sarmento.
A Sociedade Martins Sarmento, no âmbito da celebração do dia 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, terá em exposição o exemplar da primeira edição de 1572 de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, existente na Biblioteca da Instituição.
Em 1572, Luís Vaz de Camões levou à estampa, com o apoio do Rei D. Sebastião e com o parecer favorável do Censor do Santo Ofício, o texto épico – Os Lusíadas, composto em dez cantos e impresso, por duas vezes no referido ano, tendo subsequentes impressões ao longo dos tempos, quer na língua original quer traduzido em outras línguas.
A Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento possui várias edições da obra, algumas delas de considerável valor bibliográfico e patrimonial, de onde se destaca um dos poucos exemplares identificados da primeira impressão da edição de 1572. Segundo os especialistas, o exemplar da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento é designado de Princeps por apresentar características textuais e gráficas, estas últimas no frontispício, diferentes daquelas que se identificam nos livros da segunda impressão do mesmo ano.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 23, 2025
Enquanto não acontece a edição de 2026 da Comic Con Portugal, marcada para os dias 26 a 29 de março, a organização avança que este ano haverá uma tour dedicada aos mais novos: o Comic Con Kids. Foram lançadas três datas e Guimarães faz parte do percurso.
Janeiro 23, 2025
A equipa de Sub-19 do Vitória SC está prestes a enfrentar a Fase de Apuramento de Campeão. O treinador José João Rodrigues, em entrevista à comunicação do clube, confessaou estar confiante nas capacidades da equipa e revelou a ambição de lutar pelo top quatro.
Janeiro 23, 2025
Os moradores do Edifício Cruzeiro, em Azurém, enfrentam, desde julho de 2024, um problema causado por um tubo instalado de forma irregular, que descarrega águas com um odor desagradável diretamente para a via pública. Além do cheiro intenso, a situação provoca barulho constante, especialmente durante a noite, gerando desconforto e preocupações.