Raúl Rocha lança obra sobre a vida e legado de António Magalhães
O histórico do PS local, Raúl Rocha, apresenta, no dia 28 de outubro, terça-feira, o livro “António Magalhães – O Construtor de Guimarães Cosmopolita”, na Capela do Paço dos Duques e Bragança.

© Raúl Rocha
O evento começa às 17h00 com um convívio e uma sessão de autógrafos, seguido da apresentação oficial da publicação, às 18h00. Em declarações ao Mais Guimarães, Raúl Rocha sublinha a importância histórica de António Magalhães, que presidiu à Câmara Municipal de Guimarães durante 24 anos. “Nunca ninguém esteve tanto tempo no poder. Só por esse espaço temporal, ele teve uma influência enorme na vida da cidade”, afirma.
O autor acrescenta que António Magalhães marcou uma “transição decisiva na abertura de Guimarães ao mundo”, conciliando preservação do património histórico, desenvolvimento urbano equilibrado e promoção cultural. Raúl Rocha explica que o livro não é uma biografia convencional, “seria incompleta”, diz. Mas sim “quase uma entrevista”.
Grande parte do conteúdo apresenta discurso direto de António Magalhães, incluindo memórias, episódios inéditos e factos que só agora são tornados públicos. “Há histórias que, na altura, ele não contou. Este é um registo que não está na história da cidade e que vai permitir compreender melhor algumas decisões e procedimentos do seu tempo”, revela o autor. O livro abrange a vida de António Magalhães desde a infância até à presidência da Assembleia Municipal.

© Raúl Rocha
Embora os 24 anos à frente da Câmara ocupem uma parte significativa, Raúl Rocha salienta que a obra mostra também “como ele se sentiu depois de deixar de ir à Câmara todos os dias e a reação psicológica a essa transição”. A apresentação contará com intervenções de Raúl Rocha, de António Magalhães e de uma personalidade institucional convidada, além de momentos musicais. O autor espera que o livro contribua para preservar as memórias de um período decisivo na história contemporânea de Guimarães.





