Reabilitação dos Fornos da Cruz Pedra resultou numa “obra de arte” para a olaria vimaranense

O Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra, na freguesia de Creixomil, foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 24 de junho.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

No âmbito das comemorações do 896.º aniversário da Batalha de São Mamede, o ciclo de inaugurações encerrou com os Fornos da Cruz de Pedra, um espaço reabilitado que permitirá a prática e a formação da olaria, tipo de artesanato tradicional de Guimarães. A conclusão desta obra permite também a instalação no local de um Núcleo Museológico de Referência da arqueologia industrial local e Ateliês de Olaria.

A inauguração do espaço arrancou com o descerramento da placa por parte de Paulo Lopes Silva, vereador da cultura na Câmara Municipal de Guimarães, e António Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Creixomil. De seguida, os arquitetos Filipe Silva e Susana Milão fizeram uma visita guiada a todo o espaço, de forma a apresentar as novas instalações dos Fornos da Cruz de Pedra.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O piso de baixo é destinado ao “ciclo da olaria” e o primeiro andar retrata “as características das terras de Guimarães e os ofício que estão nas origens dos cortumes, da cutelaria e do têxtil, explica Susana Milão.

Filipe Silva enalteceu o cuidado que as equipas tiveram para “preservar a memória de pré-existência”, trabalho que resultou em “instalações com três tipologias.” Os trabalhos de requalificação “interviram de forma mais contemporânea, mas mantiveram o edifício.” Contudo, a preocupação passou por criar espaços exteriores de qualidade para fazer atividades pedagógicas”, contou.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou que o edifício “está lindo” e que “é uma obra de arte”, acrescentando que é um espaço em que “se encontram conteúdos que trazem ao presente memórias do passado.”

Já o presidente da Junta de Freguesia de Creixomil agradeceu ao município de Guimarães pelo “esforço e trabalho feito” e mostrou-se feliz pela inauguração “de um espaço com simbolismo especial e importante para o território e para o cantinho de Creixomil. Esta obra é relevante pelo que ainda há por fazer”, rematou.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES