Recinto da feira vai ser coberto com painéis solares

O município pretende atrair investidores privados e fazer a instalação sem dinheiro público.

© Rui Dias/ Mais Guimarães

A Câmara Municipal quer fazer do Bairro C, na zona de Couros, reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO, em setembro do ano passado, um exemplo em termos de sustentabilidade. De forma a conseguir abastecer a área com energia verde, vão ser instalados painéis solares em edifícios públicos, num raio de dois quilómetros. As medidas fazem parte do Plano de Ação Climática que, entre outras medidas, também prevê a criação de uma cintura verde com 20 quilómetros de extensão.

O recinto da feira semanal é uma das áreas que se prevê que seja coberta por painéis solares, criando melhores condições para os feirantes e para os clientes, dando lugar a um parque de estacionamento coberto (quando não há feira) e produzindo 1MW de energia limpa. O Município acredita que é possível atrair para este tipo de projetos empresas privadas que estejam dispostas a fazer o investimento em troca de uma parte da energia produzida. O Plano da Ação Climática depende em grande medida da participação do setor privado, uma vez que o investimento público previsto é de apenas 77 milhões de euros, contra os cerca de 1.200 milhões que se espera que os privados coloquem. “Este é um dos grandes desafios deste plano”, reconheceu Joaquim Carvalho, da Direção Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática , numa apresentação feita, esta tarde, no início da conferência de abertura da Greenweek.

© Rui Dias/ Mais Guimarães

Outra medida emblemática, apresentada esta tarde, foi a criação de uma cintura verde urbana, constituída por 16.600 árvores, ao longo de uma extensão de 20 quilómetros, ocupando uma área equivalente a 730 campos de futebol.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES