CarClasse
CarClasse
Recreios Ativos quer “combater, de forma massiva, a inatividade física”

O desafio passa por promover a atividade física das crianças e a sua sociabilização, de uma forma alegre, lúdica e mesmo culturalmente desafiante.

recreios ativos barra

A ideia para o projeto “Recreios Ativos” partiu do professor de educação física João Neves. O desafio passa por “promover a atividade física das crianças e a sua sociabilização, de uma forma alegre, lúdica e mesmo culturalmente desafiante, através de um conjunto de jogos que utilizam os espaços exteriores das escolas como “paleta””, explica o município em comunicado. Da ideia à prática, deu-se início a um projeto-piloto que está em funcionamento da Escola Básica 1 de Santa Luzia, na Quintã.

© Direitos Reservados

No final da manhã desta segunda-feira, 9 de maio, Domingos Bragança, presidente da Câmara, esteve na EB1 de Santa Luzia para conhecer o projeto e para visitar os espaços que tornam o tempo livre dos alunos na escola mais ativos e coloridos.  Acompanhado da vereadora da Cultura, Adelina Pinto, e do vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, Domingos Bragança referiu-se ao projeto-piloto como “um projeto importante para fazer com que as nossas crianças sejam mais felizes, para que sociabilizem mais”. O edil vimaranense acentuou a importância da atividade física, principalmente “após um período de cerca de dois anos em que o afastamento social ditou as suas regras”. “Este foi também um tempo em que nos soubemos reinventar, perante a adversidade, como é prova esta ideia que agora implementamos”, disse. Para o autarca, as atividades lúdicas permitem também que os alunos possam fruir do espaço público e são uma forma de conhecer melhor a identidade, a cultura e a história do nosso território. “Parabéns a quem imaginou este projeto e a quem o desenvolveu no terreno”, concluiu.

Após a apresentação do projeto, realizada pelo coordenador dos serviços desportivos da Tempo Livre, Sérgio Abreu, a professora Helena Ferreira, coordenadora do programas ERASMUS do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, disse ser “um privilégio colaborar num projeto que proporcionará aos nossos meninos mais felicidade”. O mesmo sentimento foi partilhado pela professora Conceição, coordenadora pedagógica da EB1 de Santa Luzia, após o que se seguiu uma visita aos espaços do “Recreios Ativos”.

“Recreios Ativos” é um projeto-piloto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, a Tempo Livre e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. O objetivo é “tornar as crianças mais ativas e mais felizes e combater, de forma massiva, a inatividade física”. A escola surge como um espaço de promoção da prática desportiva e o recreio como espaço de brincadeira e sociabilização. Desenvolve-se a partir de 4 diferentes jogos, promovidos através de pinturas no chão e nas paredes, e pretende-se que se expanda a todas as escolas até 2024.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES