Rede criminosa internacional: Guimarães entre os locais visados pela Polícia Judiciária

Guimarães foi um dos locais onde se realizaram buscas domiciliárias no âmbito da investigação. Foram detidas nove pessoas, com idades entre os 19 e os 45 anos.

© PJ

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, realizou esta quinta-feira, dia 24, uma operação de grande escala que culminou no desmantelamento de uma organização criminosa transnacional, suspeita de crimes de associação criminosa, branqueamento de capitais, burla qualificada e falsificação de documentos. A operação, que envolveu cerca de 70 inspetores da PJ, teve como objetivo cumprir nove mandados de detenção e 12 de buscas domiciliárias em várias localidades, incluindo Guimarães, Porto, Maia, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Cacém e Amadora.

Segundo a PJ, a organização criminosa utilizava o sistema bancário português como plataforma para o branqueamento de capitais, através da criação de sociedades fictícias geridas por indivíduos com identidades falsas. Estas estruturas permitiam dar uma aparência legal a proventos obtidos de diferentes atividades ilícitas. Durante as buscas foram apreendidos documentos, material informático, cartões bancários e de telecomunicações, todos associados à prática dos crimes investigados.

 Alguns dos suspeitos deslocavam-se a Portugal exclusivamente para realizar as atividades criminosas, enquanto outros já residiam no país. Os detidos serão presentes ao juiz de instrução criminal no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para o primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação. O inquérito encontra-se a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Jom
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES