Rede de tráfico de droga desmantelada: armas, milhares de doses e 19 detidos

Uma operação de grande envergadura da Guarda Nacional Republicana resultou na detenção de 19 pessoas e na apreensão de um vasto arsenal de droga e armas, naquela que já está a ser apontada como uma das maiores ações recentes de combate ao tráfico organizado em Portugal.

© Direitos Reservados

Desencadeada a 7 de abril pelo Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos, em articulação com o DIAP de Vila Nova de Famalicão, a investigação visou uma rede criminosa altamente estruturada que operava há mais de um ano no Norte e Centro do país.

No total, foram detidos 16 homens e três mulheres, com idades entre os 25 e os 47 anos, suspeitos de controlar toda a cadeia do tráfico de droga, desde a aquisição até à distribuição ao consumidor final, em vários distritos.

A operação envolveu cerca de 200 operacionais e incluiu 42 buscas domiciliárias e não domiciliárias, realizadas nos distritos de Braga, Porto, Coimbra e Guarda, com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Do balanço da ação resulta a apreensão de dezenas de milhares de doses de estupefacientes, nomeadamente 24.786 doses de haxixe, 6.335 doses de cocaína, mais de 3.000 doses de liamba, bem como MDMA, ecstasy e LSD. As autoridades apreenderam ainda seis viaturas, um drone, 121.981 euros em numerário, computadores, telemóveis e diverso material associado ao tráfico.

Particularmente preocupante foi também a descoberta de um arsenal que incluía quatro armas de fogo, 134 munições, um silenciador, bastões, uma catana e várias soqueiras.

Quatro dos suspeitos foram detidos ao abrigo de mandados de detenção, evidenciando o grau de organização e precaução do grupo.

Os 19 detidos serão presentes esta quinta-feira ao Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS