Rede Social de Guimarães e Escolas medalhadas no 24 de junho

Na reunião de câmara de segunda-feira, dia 14, foram aprovadas pelo executivo as atribuições de medalhas de Mérito Social e Mérito Educacional.

A Rede Social de Guimarães, composta pelas 11 Comissões Sociais Interfreguesias existentes no concelho, será distinguida com a medalha de Mérito Social, e a medalha de Mérito Educacional será entregue às Escolas, à comunidade educativa, considerando as respostas dadas no decorrer da pandemia da Covid-19. As medalhas honoríficas serão entregues na sessão solene comemorativa do 24 de junho, dia Um de Portugal.

Segundo a proposta aprovada, a Rede Social de Guimarães é distinguida pela “forte implantação no território” e um “profundo conhecimento das populações e das suas fragilidades, implementando dinâmicas e meios que lhe permitem antecipar, detetar e acorrer com eficiência a potenciais situações de disrupção individual ou familiar”.

Pode ler-se também que a pandemia de COVID-19 constituiu um “exigente teste de esforço ao funcionamento destas redes, que lhe corresponderam com fluidez, dinâmica e resiliência, afirmando a sua crucial importância para a resposta rápida, eficaz e localizada nos apoios às populações mais fragilizadas, com destaque para os mais idosos”.

Quanto à atribuição da medalha municipal de Mérito Educacional às escolas, a mesma nota destaca a resposta dada durante o período de pandemia para que as crianças e jovens pudessem continuar a ter uma escola “segura e democrática, uma escola para todos e que não deixasse ninguém para trás”, tendo sido necessário “um enorme movimento de toda a comunidade educativa, um movimento imediato e convergente que permitisse continuar a acompanhar todas as crianças, mesmo que à distância”.

A proposta destaca o papel de toda a comunidade educativa, que envolve “os professores, liderados pelos seus diretores, todos os funcionários, todos os pais e encarregados de educação e, claro, todos os alunos”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?