Registadas 70 ocorrências em Guimarães na passagem da tempestade Kirk
Na sequência da passagem da tempestade Kirk pelo concelho de Guimarães, foram registadas 70 ocorrências em todo o concelho, anuncia o município em nota enviada à comunicação social.
A tempestade Kirk, que se abateu sobre o norte e centro do país, sobretudo na madrugada e manhã desta quarta-feira, dia 09 de outubro, trouxe chuva e vento intensos. Há registo de queda de várias estruturas e árvores, o encerramento de escolas e afetados outros serviços. Na tarde desta quinta-feira, há ainda 250 habitações sem acesso a eletricidade.
Na nota do município destacam-se as ocorrências relacionadas com a queda de árvores por todo o concelho, tendo sido removidas e/ou abatidas, por apresentarem danos significativos, cerca de 80 árvores.
De salientar que não há registos de feridos nem deslocados, no entanto, refere o município que foram identificados danos materiais em alguns veículos e em algumas estruturas, como pequenos muros e/ou edifícios. A tempestade provocou também o corte temporário de várias estradas, estando já todas reabertas.
Relativamente ao fornecimento de energia, foram reportadas diversas situações de falha de energia, tendo sido encaminhados para a entidade competente para a respetiva resolução, a E-Redes).
Quanto aos Centros de Saúde, cujo funcionamento foi também afetado pela passagem da tempestade, estão também abertos com a normalidade reposta.
Segundo a E-Redes, acrescenta a nota, e tendo como base as comunicações recebidas por parte dos seus clientes, foram reportadas uma avaria em média tensão e 100 avarias em baixa tensão, todas em resolução, refere a prestadora do serviço.
Estão 250 habitações, em locais disperso, sem acesso a eletricidade, prevendo-se, até ao final da noite, ficar tudo alimentado, recorrendo a geradores quando necessário, avança a E.Redes à câmara municipal. O principal motivo de avarias foi a queda de árvores nas linhas de média tensão e nos cabos de baixa tensão, pode ler-se.
Em resposta à passagem da tempestade, foram mobilizadas diversas equipas, constituídas por elementos da Câmara Municipal de Guimarães, como a Proteção Civil e a Polícia Municipal, o comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, os Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, a Empresa Municipal Vitrus Ambiente e a Vimágua que “têm estado no terreno a trabalhar incansavelmente para repor a normalidade”, destaca o município.
O processo de limpeza e reparação das áreas afetadas encontra-se em curso, com o objetivo de restaurar a normalidade com a maior celeridade possível. A autarquia agradece, por último, a pronta resposta de todas as entidades envolvidas e apela à compreensão e colaboração de todos os cidadãos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.
Dezembro 22, 2024
A Irmandade de São Pedro assinalou este domingo, dia 22, a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação na Basílica de São Pedro, no Toural, nomeadamente o restabelecimento do funcionamento do relógio e dos sinos.
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.