REGRESSO ÀS AULAS
Por Eliseu Sampaio, Diretor do Mais Guimarães.

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do órgão de comunicação Mais Guimarães.Com o início de setembro, regressam as preocupações dos pais com alunos em idade escolar. Depois de um período, merecido, em que as inquietações se manifestavam no âmbito do excesso de exposição solar ou na manutenção das refeições (mais ou menos saudáveis) em horários aceitáveis, na ausência da rotina, eis que rapidamente voltou o tempo das aulas.
Há, nestas semanas do início de setembro, muito para planear… Desde o regresso à rotina diária, ao rever os amigos, o programar do despertador, a aquisição de todo o material escolar, a definição das atividades extracurriculares, etc…etc…
Este começo, ou recomeço da escola, é enfrentado com algum receio e nervosismo por parte das crianças e adultos.
Uma cadeia de lojas que comercializa material escolar no mercado português realizou, recentemente, um estudo para analisar o impacto do regresso às aulas tanto para as crianças como para os pais, considerando as suas preocupações e hábitos de consumo.
Quando se trata do regresso à escola depois do verão, o resultado aponta que 76% dos pais acham que é um período stressante, sobretudo para as mulheres.
Quanto aos gastos, disparam também nesta altura. Normalmente, os pais gastam uma média de 262 euros a preparar o regresso às aulas dos filhos, com um em cada oito (13%) a pagar mais de 450 euros em material escolar. Os pais de crianças que frequentam a escola secundária tendem a gastar mais do que aqueles com crianças no ensino primário.
Este estudo revela ainda que grande parte do stress deste momento decorre da falta de preparação. Deixar tudo para o último minuto não é, de todo, a melhor opção.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 13, 2025
O jovem, com carta há apenas três meses, destacou-se entre cerca de 600 candidatos de todo o país num processo de seleção exigente promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
Maio 13, 2025
Nos dias 23 e 24 de maio, a cidade de Guimarães volta a brindar à excelência dos seus vinhos com a 2ª edição da Festa dos Vinhos de Vimaranes, evento que terá lugar na antiga Fábrica da Ramada. A iniciativa é organizada pela Confraria Terras de Vimaranes, agora presidida por Vítor Ribeiro, e visa promover os vinhos produzidos no concelho e dinamizar a cultura local.
Maio 13, 2025
O programa foi apresentado esta manhã e, para além da agenda de atividades, a sessão ficou marcada por críticas ao poder político central, em particular pela falta de valorização da carreira dos bombeiros.