Reitoria da UMinho e Igreja de Santa Cruz recebem espetáculos natalícios
A Universidade do Minho prepara-se para celebrar a quadra natalícia com uma programação cultural diversificada, que arranca este fim de semana e se prolonga até janeiro de 2025. O ponto alto será no domingo, 14 de dezembro, com o concerto "Natal de Norte a Sul", que terá lugar no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, às 18h30.

© UMinho
O espetáculo será protagonizado pelo Coro do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, sob a direção de Janete Costa Ruiz, com acompanhamento a solo de Teresa Barros (harpa) e Micael Ferreira (marimba e vibrafone). O repertório inclui obras festivas que cruzam tradições europeias e ibero-americanas, unindo cantos contemplativos e melodias típicas desta época do ano.
Antes desta apresentação, no sábado, 13 de dezembro, às 21h30, o concerto será também apresentado na Igreja de Santa Cruz, em Braga. Mais cedo, às 17h30, na Casa dos Coimbras, estudantes de Música da UMinho realizam um espetáculo solidário, em apoio à Cáritas de Braga e às vítimas de violência doméstica.
O domingo na Reitoria contará ainda com outros momentos musicais: às 12h00, a Orquestra Filarmónica de Braga, acompanhada por Carlota Monteiro (harpa) e sob a direção de Filipe Cunha, encerra o ciclo “Clássicos ao Domingo”. Às 14h30, o Grupo de Música Popular da UMinho apresenta “Cânticos de Natal” na Avenida Central.
Durante a semana, a programação continua: no dia 16, às 18h00, o edifício dos Congregados acolhe “Jubilate Deo – Sing and Rejoice”, com alunos de Direção Coral e Formação Musical e o professor César Viana. No dia 20, às 21h30, a Sé de Braga recebe o espetáculo “XXX Puer Natus Est”, com o Coro Académico da UMinho e o Coro Pequenos Querubins do Conservatório Bomfim, em solidariedade com o Instituto Monsenhor Airosa.
A Reitoria será ainda palco do ciclo “Viagem de Inverno”, com quatro concertos às 19h00: RaízesTrio (20 de dezembro), H4nds Duo (26 de dezembro), Portuguese Brass (2 de janeiro) e Clarinetes Ad Libitum (9 de janeiro). No dia 7 de janeiro, também às 19h00, o Edifício dos Congregados recebe o concerto resultado do workshop “Cantar as Janeiras, Repertório do Minho e da Galiza”, organizado por Carme López.





