Requalificação da EB do Vale de S. Torcato inaugurada a 23 de abril
Iniciaram-se em abril de 2023, as obras de reabilitação, reorganização funcional e ampliação do edifício escolar Escola Básica do Vale de S. Torcato.

É inaugurada no próximo dia 23 de abril, a intervenção na E.B. 2,3 de S. Torcato, projeto que teve como objetivo proporcionar melhores condições de utilização ao nível do conforto, segurança e sustentabilidade, com redução dos gastos e consumos ao nível da utilização e manutenção.
Diz a Câmara de Guimarães que “a intervenção vem ainda permitir a consolidação do espaço urbano existente, através do aumento do passeio na área de acesso dos alunos, a colocação de uma paragem de autocarro coberta, a criação de espaços de estacionamento para corpo docente e funcionários, a criação de uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida, a requalificação e reorganização dos espaços verdes envolventes, entre outros melhoramentos”.
No interior, a escola beneficiou de uma reorganização funcional ao nível dos acessos, a colocação de uma nova cobertura sobre o pátio, isolamento térmico que melhorará o comportamento térmico e acústico do edifício, instalação de uma rede de aquecimento com radiadores de água, e renovação das redes de gás, elétrica e iluminação.
A intervenção superou o 5 milhões de euros e foi cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do NextGenerationEU.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 21, 2025
Na terça-feira, 29 de abril, pelas 18h30, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa será palco do lançamento do livro "Tu Fazes Parte", uma obra coletiva que presta homenagem a João Bonifácio Serra (1949–2023), conhecido em Guimarães sobretudo por ter sido presidente da Fundação Cidade de Guimarães durante a Capital Europeia da Cultura 2012.
Abril 20, 2025
Luís Freire, treinador do Vitória, mostrou-se frustrado com a derrota por 3-0 frente ao Benfica, sublinhando a falta de eficácia da sua equipa como fator decisivo no desfecho do encontro.
Abril 19, 2025
A associação Curtir Ciência alterou a sua denominação para deixar de fazer referência à Rede Ciência Viva, da qual deixou de fazer parte em março do ano passado, por não preencher as condições.