Respostas especializadas para os cuidadores

Com a participação de várias entidades parceiras, este projeto em rede procura dar resposta aos cuidadores e instituições de Guimarães através de “atendimento individualizado” e disponibilidade de recursos nas áreas do conhecimento, apoio jurídico ou capacitação de formação, entre outras. Assim nasce o Programa “Guimarães Concelho Cuidador”, numa iniciativa da Câmara Municipal, em colaboração com a Cruz Vermelha e a CASTIIS, entidade que promove respostas de apoio especializado a cuidadores informais através do projeto “Cuidar quem cuida”.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, assume a atenção com as causas sociais mais densas no sentido de dar resposta aos problemas das pessoas. “O cuidador informal dá muito de si e em tantas situações mais do que pode, levando ao limite a sua resistência física e psicológica, no cuidar do familiar, da pessoa ao seu cuidado, em doenças muito debilitantes, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana e todo o ano, ao longo de anos, sem descansar um dia e sem férias. É importante e necessário dar um apoio especializado aos nossos cuidadores, através da partilha do conhecimento e de um espírito de entreajuda que pode resultar do trabalho excecional que tem sido desenvolvido pela Rede Social”, apontou o edil de Guimarães, destacando que “a cooperação é essencial através da bolsa de recursos e competência existentes”.

O projeto do Gabinete do Cuidador é já uma resposta criada no âmbito do programa “Guimarães Concelho Cuidador”. Este programa pretende “agregar esforços e potenciar sinergias de todos os projetos e iniciativas que as entidades e associações locais estão a desenvolver nesta matéria, proporcionando-lhes os recursos e apoios necessários para a boa prossecução da sua atividade”, salientou ainda a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira. A sessão contou ainda com as intervenções de Armando Guimarães (Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa) e Carmina Rei (CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo).

O Gabinete de Apoio ao Cuidador vai funcionar às terças-feiras (10h00 às 12h30) e quintas feiras (15h00 e 17h30) na sede da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?