Ricardo Araújo acusa PS de comprometer implementação de metrobus entre Guimarães e Braga

Em causa, a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda e que foi aprovada, na votação do Orçamento do Estado para 2025, na especialidade, com os votos favoráveis de todos os grupos parlamentares, com exceção do PSD e do CDS.

© Mais Guimarães

Na prática, foi viabilizada uma proposta para a realização de estudos tendo em vista a viabilidade da ligação ferroviária entre as cidades de Braga e Guimarães.

Esta realidade não condiz com a solução apresentada pelo autarca de Guimarães. Ricardo Araújo, deputado do PSD à Assembleia da República, disse aos jornalistas, esta segunda-feira, que o voto favorável do PS na Assembleia da República “é grave” porque “compromete” o trabalho feito até aqui, na concretização do metrobus. “Numa altura em que presidente da Câmara foi junto do Governo, sensibilizar o senhor ministro das Infrestruturas para obter financiamento que viabilize a implementação do metrobus (canal de BRT), o que acaba de acontecer é o PS tentar obrigar o Governo a estudar uma outra solução que não essa”, disse Ricardo Araújo.

“Eu lamento profundamente o facto de o PS ter aprovado esta proposta porque isto é absolutamente lesivo para os interesses de Guimarães”. A Câmara Municipal de Guimarães consensualizou com a Câmara Municipal de Braga, com o anterior e o atual Governo, recorde-se, a opção pelo metrobus como opção de ligação entre as duas cidades. Na sequência de um protocolo assinado entre os dois municipios e o Governo, “foi investido um milhão de euros em estudos para operacionalizar esta solução”. “Ninguém acredita, com sensatez, que seja possível implementar o metrobus e a linha ferroviária também nas próximas décadas. O PS que nada fez nos últimos anos para promover a ligação rodoviária ferroviária, transporte público entre Guimarães e Braga, o que quer é exatamente comprometer o metrobus”, atirou o deputado, voltando a referir que “o PS defende uma coisa em Guimarães, através do senhor presidente da Câmara, a concelhia defende outra pelos vistos, e em Lisboa defende uma coisa diferente”.

O deputado alerta que esta aprovação “é grave porque pode comprometer o metrobus”, acusando o PS de “arranjar manobras para retirar o foco do que é essencial, para inviabilizar esta solução”. “Fruto dos constantes ziguezagues e da desorientação do PS de Guimarães”, rematou.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS