Ricardo Araújo acusa PS de tentar iludir os vimaranenses com promessa de habitação

O candidato da coligação Juntos por Guimarães, Ricardo Araújo, acusou esta terça-feira o Partido Socialista e o seu candidato à Câmara de quererem “iludir os Vimaranenses” com a promessa de construção de mil casas a custos controlados.

© Juntos por Guimarães

A reação surge na sequência do anúncio feito esta segunda-feira, 18 de agosto, por Ricardo Costa, candidato socialista à Câmara Municipal, que apresentou um plano estratégico de quatro anos para a habitação, prevendo a construção de mil casas a custos controlados em parceria com o setor privado, de forma a responder às dificuldades de acesso à habitação que afetam jovens, famílias e trabalhadores.

Para Ricardo Araújo, esta proposta não passa de uma “tentativa de lançar areia para os olhos”: “O Partido Socialista não construiu nem comprou uma única casa nos últimos quatro anos, numa altura em que nunca houve tantos milhões disponíveis. Agora querem prometer aquilo que não fizeram.”

O candidato da coligação lembra que, em 2019, foi aprovada a Estratégia Local de Habitação, mas “desde então não foi adquirida ou construída uma única casa no concelho”. Sublinha ainda que Guimarães tem sido destaque nacional pelo aumento das rendas e do preço das casas, responsabilizando o PS por esta realidade.

Ricardo Araújo aponta também erros de fundo, como a redução de 20% dos terrenos para construção no Plano Diretor Municipal há uma década: “O PS vangloriava-se dessa decisão e agora admira-se de haver falta de habitação? Ricardo Costa era vereador nessa altura e é co-responsável por esta situação.”

O candidato acusa ainda os socialistas de terem atrasado a revisão do PDM e de terem chumbado todas as propostas do PSD na área da habitação. “Já apresentámos um pacote de medidas estruturais para aumentar a oferta, mas o PS recusou sempre. Antes de prometer, Ricardo Costa devia pedir desculpa aos vimaranenses pelo falhanço das políticas que apoiou.”

Ricardo Araújo garante que a coligação Juntos por Guimarães tem soluções para responder às necessidades das famílias, dos jovens e da classe média, “ao contrário do PS, que nada fez quando teve oportunidade”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS