Ricardo Araújo elogia inauguração do Instituto Cidade de Guimarães
O vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães" Ricardo Araújo partilhou a sua "satisfação pela inauguração do Instituto Cidade de Guimarães". Para o social-democrata, é "fundamental que Guimarães se afirme como uma cidade de inovação."
Na reunião do executivo municipal, realizada nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, Ricardo Araújo elogiou e reconheceu a importância do novo edifício que fica no Avepark, bem como “o trabalho da câmara municipal de Guimarães e o investimento do Governo”.
O social-democrata destacou a importância da cidade “apostar na ciência, tecnologia e conhecimento, para que se possa transpor para a economia através da incorporação desses novos conhecimentos na atividade industrial.”
O Instituto Cidade de Guimarães está “alinhado com as prioridades” da oposição do ponto de vista da economia, o que permite “diversificar o tecido empresarial e apostar em áreas do conhecimento de elevado valor acrescentado e que possam aumentar a riqueza do concelho e aumentar a qualidade de vida dos vimaranenses”, ressalva o vereador.
Também Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães, considera que o edifício “é muito importante”, destacando também o “forte investimento na ciência.” O edil acrescentou que “estamos a celebrar a inauguração e entrada em funcionamento em pleno do instituto para a biomedicina, biomateriais, regeneração de tecidos humanos e investigação médica.”
Além disso, o autarca está interessado na “criação do hub de saúde”, o que permite “movimentar o conhecimento gerado na medicina regenerativa e que possa transferir-se para novas unidades e empresas.”
Na inauguração do projeto, o presidente da câmara municipal de Guimarães explicou que a “transferência de conhecimento para as empresas e a diversificação das suas atividades, com destaque para os dispositivos médicos, os fármacos, e novas aplicações terapêuticas no sistema de saúde, são essenciais para que todo o nosso tecido económico se transforme num tecido económico de base tecnológica”.
Recorde-se que o Instituto Cidade de Guimarães foi inaugurado esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, no AvePark. Este projeto contou com um financiamento do FEDER superior a nove milhões de euros, e um milhão e 600 mil euros do Governo. Ao município de Guimarães coube o contributo de um milhão e 250 mil euros.
O novo Instituto Cidade de Guimarães é um dos maiores polos de investigação na área da engenharia de tecidos humanos e medicina regenerativa da Europa, e trabalhará em “métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neurodegenerativas e cardiovasculares”, pode ler-se em comunica
A cerimónia de inauguração contou com a presença de António Costa, primeiro-ministro, Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Rui Reis, presidente do I3Bs e António Cunha, presidente da CCDR-N.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.