Ricardo Araújo propõe voto de condenação pela destruição do Padrão de São Lázaro
Esta quarta-feira, foi discutido na Assembleia da República os projetos de voto de condenação apresentados pelo PSD, CDS e Chega, pela destruição do Padrão de São Lázaro, um dos monumentos históricos de Guimarães, que foi vandalizado na noite de 30 de julho do presente ano.
Ricardo Araújo, deputado e membro do Partido Social Democrata (PSD), foi o porta-voz da proposta de condenação do PSD. Na sua intervenção, Ricardo Araújo destaca a importância da proteção do património histórico e cultural de Portugal, referindo que “a destruição do Padrão de São Lázaro não é apenas um ataque a uma peça de pedra, mas um atentado à nossa memória coletiva, à nossa história enquanto nação”.
O Padrão de São Lázaro, também conhecido como Padrão de D. João I ou Padrão de Aljubarrota, simboliza um marco crucial da história portuguesa – a vitória na Batalha de Aljubarrota e a passagem do rei D. João I por Guimarães. A destruição da Cruz de Cristo que o coroava gerou muita indignação, com diversas entidades culturais a exigir uma investigação rigorosa e rápida recuperação do monumento.
O Projeto de voto do PSD ressalta a necessidade urgente de reforçar as medidas de proteção e vigilância sobre os monumentos nacionais. O deputado refere que “incidentes como este devem ser uma chamada de atenção para a fragilidade do património histórico do país”, propondo um aumento dos esforços educativos e culturais para criar uma maior consciência coletiva sobre a importância de preservar estes testemunhos do passado.
O membro do PSD sublinha “a pronta intervenção do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Guimarães na recolha e avaliação dos danos materiais causados no cruzeiro derrubado e exorta estas entidades para diligenciarem no sentido de uma rápida recuperação e restauro deste importante monumento nacional”, reforça.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 12, 2024
A associação "Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude" organiza um concerto solidário este sábado, dia 12 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Largo do Toural.
Outubro 12, 2024
O Relatório e Contas do Vitória deu a conhecer o exercício financeiro do clube, que terminou a temporada 2023/2024 com um resultado negativo de 14,7 milhões de euros.
Outubro 12, 2024
Cerca de seis mil escuteiros do distrito de Braga celebram a abertura oficial do ano escutista este sábado, dia 12 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.