Ricardo Araújo questiona obras nas escolas da Cruz da Argola e Santos Simões

O vereador do PSD, Ricardo Araújo acusou, esta segunda-feira, 02 de junho, na reunião do Executivo Municipal de Guimarães, o PS de “não cumprir as promessas que fez de requalificar as escolas Santos Simões e da Cruz da Argola”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

“Percebemos hoje que estas são mais duas obras que o PS anunciou, que se comprometeu e que ficam, não diria para as “calendas gregas”, porque felizmente a partir de outubro, eu espero que nós possamos vencer as eleições autárquicas, e nessa altura vamos assumir estas obras como absolutamente prioritárias e portanto, aí sim, elas vão avançar. Mas já percebemos que, da parte do PS, são mais dois compromissos que estão completamente esquecidos, na gaveta e atrasados, porque foram completamente relegados para segundo plano, mesmo quando são duas intervenções prioritárias”, afirmou Ricardo Araújo, no final da sessão.

O também candidato a presidente da Câmara Municipal de Guimarães, acrescentou ainda que não se pode afirmar a grande importância da Educação e o seu valor estratégico, e depois não sermos nada consequentes. Estas promessas por cumprir do PS estão a penalizar muito os vimaranenses e isto não pode continuar. Isto é mesmo para mudar a partir de outubro”, disse.

“A Escola Básica da Cruz da Argola merece uma intervenção urgente, para que tenha a qualidade que é necessária e que queremos para Guimarães ao nível do ensino. De igual modo a Escola Santos Simões merece melhores condições de conforto, segurança e de aprendizagem, assim como novas valências que são necessárias no ensino atual. Daí, o meu compromisso de que estas duas requalificações são mesmo para avançar no curto prazo, assim nós vençamos as eleições autárquicas em setembro”, adiantou.

Confrontado com a necessidade de assegurar um investimento de 19 milhões de euros, sem total poder de a autarquia poder obter fundos comunitários, Ricardo Araújo não tem dúvidas de que, caso seja eleito, não vai hesitar. E explicou: “Eu avanço com essa obra porque estou absolutamente convencido que teremos financiamento comunitário. Aqui não tenho quase dúvida rigorosamente nenhuma, porque o Governo já anunciou e já se comprometeu com o empréstimo junto do BEI (Banco Europeu de Investimento) para financiar precisamente esta segunda vaga de requalificação das escolas. Aliás, já foi uma pena que esta requalificação, no caso concreto da Santos Simões, não tivesse acontecido já no âmbito do PRR. Podia e devia ter acontecido”, afirmou, garantindo que avança com a requalificação dessa escola “absolutamente convencido” que terá o “financiamento europeu assegurado”.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, garantiu que continua a ser prioritário avançar com ambas as empreitadas. A Escola Santos Simões, cujo investimento rondará os 19 milhões de euros, está mapeada nas obras do Governo. “Esperamos que o Governo assuma”, disse o autarca.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS