RICARDO COSTA APRESENTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO DE DECISÃO DO COC

© Mais Guimarães

A candidatura de Ricardo Costa apresentou um pedido de impugnação da decisão da Comissão Organizadora do Congresso (COC) da Federação de Braga do PS. De acordo com o comunicado enviado às redações, a “discordância sobre a proporcionalidade do número de delegados de cada um dos concelhos do distrito” motivam o pedido. É que, segundo Ricardo Costa, a COC “tomou uma decisão contrária ao que está definido nos Estatutos do PS”, já que não terá considerado “o número de militantes de cada uma das Concelhias para a definição de delegados”.

No mesmo comunicado, lê-se que “a COC é constituída por apoiantes declarados de Joaquim Barreto”, que se recandidatou à presidência da Federação Distrital. As “Concelhias onde o apoio a Ricardo Costa se prevê
maioritário apresentam uma menor proporção de delegados”, lê-se ainda. “A título de exemplo e considerando o universo de 450 delegados definido pela COC, Guimarães de onde Ricardo Costa é natural, deveria eleger 81 deputados ao contrário dos 59 (menos 27%) definidos pela organização do Congresso. Barcelos, terra natal da candidata às Mulheres Socialistas apoiada por Ricardo Costa, teria direito a 125 delegados mas a COC aprovou apenas 63 delegados (menos 49% de delegados. Em contraponto, Cabeceiras de Basto, de onde Joaquim Barreto é natural, foi contemplada com 38 deputados ao contrário de 32 (mais 19%) se se considerar a proporcionalidade”, refere o mesmo documento.

Recorde-se que as eleições para a presidência da Federação Distrital do PS foram canceladas devido a razões de saúde pública, para conter a propagação do novo coronavírus.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?