Ricardo Costa: “É preciso resolver um problema que tem 20 ou 30 anos”
Ricardo Costa, adiantou que há empresários vimaranenses interessados na aquisição de alguma das empresas do Grupo Moretextile ou do próprio grupo.

Ricardo Costa, adiantou que há empresários vimaranenses interessados na aquisição de alguma das empresas do Grupo Moretextile ou do próprio grupo. Assista ao vídeo.

Questionado pelos jornalistas sobre o pedido de insolvência da Coelima, no final da reunião de Câmara desta segunda-feira, que voltou a realizar-se em modo presencial, o vereador responsável pelo Desenvolvimento Económico na Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, adiantou que há empresários vimaranenses interessados na aquisição de alguma das empresas do Grupo Moretextile ou do próprio grupo, referindo que a situação em que a empresa se encontra resulta de um problema que se foi arrastando no tempo.
“Um problema financeiro e não económico”, já que, segundo Ricardo Costa “a empresa tem uma boa carteira de clientes e encomendas”.
Ricardo Costa explicou que quando “o problema é económico torna-se mais complicado ultrapassar. Quando não há mercado, quando não há economia para determinada empresa, é mais difícil ultrapassar porque esta tem que se reinventar, posicionar-se de outra forma, criar novos produtos e serviços. Aqui não é um problema económico, porque a empresa é viável, tem uma carteira de clientes com algum significado”.
Questionado sobre o facto da administração da empresa ter apontado como um dos fatores para o pedido de insolvência a não-disponibilização das quantias solicitados por esta no âmbito dos apoios Covid-19, o vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico, referiu não bastar “só libertar linhas de apoio”, é preciso “perceber aquilo que se está a passar. É preciso resolver uma questão financeira que tem 20 ou 30 anos”, frisou Ricardo Costa.
O vereador diz que o município tem estado em diálogo constante com o Governo, “desde a primeira hora” estando prevista uma reunião com membros do Governo nesta terça-feira, dia 20. Na tarde desta segunda-feira, decorreu também na Câmara Municipal, uma reunião com a administração do Grupo Moretextile que, em Guimarães, detém a Coelima, em Pevidém, e a Almeida e Filhos “Outeirinho”, em Moreira de Cónegos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 12, 2025
Associados com quotas em atraso devem fazer a regularização até ao dia 31 de maio de 2025 para manter antiguidade. Está disponível uma plataforma para consulta da situação das quotas e para atualização de dados.
Maio 12, 2025
O treinador do Moreirense, Cristiano Bacci, considerou que a sua equipa merecia mais do que o empate a duas bolas frente ao Estoril, no domingo, em jogo da penúltima jornada da I Liga. Apesar de ter desperdiçado uma vantagem de dois golos, o técnico sublinhou o controlo exercido pela sua equipa ao longo do encontro.
Maio 12, 2025
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, inaugura no próximo sábado, às 18h00, uma nova exposição individual do artista Alexandre Estrela e apresenta uma filmagem da dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.