Rodrigo Duarte “passo a passo” pelo sonho do D. Afonso Henriques
O jovem atleta vitoriano, presença regular nas chamadas à seleção nacional e um dos jogadores de maior destaque nos escalões de formação do Vitória, tem somado minutos quer no Campeonato Nacional da I Divisão de Juniores, quer, mais recentemente, no Campeonato de Portugal ao serviço da equipa B.
Rodrigo está mais perto de realizar o desejo do pai. Com apenas 17 anos, aos canais do clube, o atleta lembrou a frase proferida por ele, Marco Duarte, sempre que, em criança, este o levava a ver os jogos da equipa principal do Vitória: “Um dia quero ver-te ali”.
Rodrigo Duarte não esquece essa frase e o ali parece estar cada vez mais perto. O extremo divide-se nos duelos de Sub-19, onde cumpre o primeiro ano (ainda este sábado, dia 20 de janeiro, foi titular da equipa frente ao Famalicão, que ficou a zeros) e está mais presente na equipa B vitoriana, tendo sido chamado à titularidade da formação secundária na passada semana.
O internacional jovem diz gostar de “trocar as voltas aos adversários”, e que este convívio com os mais velhos tem “sido bom para eu evoluir e preparar-me melhor para o futebol sénior. Não estava à espera de assumir um lugar no onze mas penso que estava preparado. Os colegas também me tranquilizaram e deixaram confortável para o jogo”, disse Rodrigo Duarte, relativamente à estreia a titular pela equipa B.
Rodrigo foi também chamado esta semana por Álvaro Pacheco para os treinos com a equipa A, não constituindo, no entanto, uma estreia, já que esteve presente nos trabalhos de pré-época 2023/24 e cumpriu o estágio no Algarve junto da equipa principal. Na altura, Rodrigo Duarte estreou-se a marcar pela equipa principal do Vitória, no encontro frente ao Varzim.
No final da época passada, ainda em Sub-17, o jovem atleta lembrou a entorse que sofreu e, por isso, falhou o estágio no Algarve com a equipa A. “No momento, fiquei bastante triste e desiludido porque seria uma oportunidade única mas o mais importante era tratar do meu problema físico. Ainda voltei a tempo de jogar na equipa principal e marcar um golo no Torneio da Póvoa. Foi um momento único”, recorda Rodrigo.
O vitoriano foi novamente convocado para o estágio de preparação da Seleção Nacional de Sub-18. Rodrigo Duarte, José Guilherme Ribeiro (Gui), Ricardo Ribeiro (Rika), e Rodrigo Machado vão de rei ao peito para o momento de concentração que irá acontecer na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro, na Cidade do Futebol.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.