Romaria da Senhora d’Agonia: A maior romaria de Portugal

As festas voltaram a realizar-se em agosto, e levaram a Viana centenas de milhares de pessoas, numa enorme manifestação de liberdade e alegria.

agonia-com-barra

“Que se trajem as nossas mordomas e as mulheres da Ribeira, que coloquem o melhor ouro, orgulho de uma ‘chieira’ que só em Viana do Castelo tem significado. Os pescadores que preparem as camisas e as flores para decorar os barcos. Que se embelezem os nossos andores. É tempo de tingir o sal para a noite mais longa e bonita do ano, de ultimar os carros alegóricos e de carregar os bombos”.

© Direitos Reservados
© Direitos Reservados

Foi assim anunciado o regresso da Romaria de Nossa Sr.ª d’Agonia, em Viana do Castelo, a maior das romarias do Alto Minho.

Após dois anos de “sofrimento” em que a romaria não pode realizar-se nos seus moldes habituais, devido às restrições afetas à pandemia, as festas voltaram a realizar-se em agosto, e levaram a Viana centenas de milhares de pessoas, numa enorme manifestação de liberdade e alegria.

© Direitos Reservados

Ouviram-se de novo os foguetes e os bombos, dançaram os cabeçudos e gigantones, agitados pelas bandas filarmónicas desfilaram as mordomas. Cantou-se à desgarrada, dançou-se o vira do Minho, e o “Havemos de ir a Viana” cumpriu-se e ecoou pelas ruas e praças daquela bela cidade minhota.

Novos e velhos carregaram nas mãos o sal tingido de tantas cores quantas o mundo tem. E a noite, a noite da preparação da Procissão ao Mar, foi longa, de devoção e a contagiante alegria, de satisfação. A gente dali orgulha-se de ser minhota como nenhuma outra, e faz disso uma riqueza maior.

Em 2023, em agosto, havemos de ir de novo a Viana, de viver a festa e a tradição. De voltar à maior Romaria de Portugal.

© Direitos Reservados
© Direitos Reservados
© Direitos Reservados

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES