Romaria Grande está de volta a S.Torcato no primeiro fim-de-semana de julho

O programa da Romaria Grande realiza-se de 05 a 07 de Julho, iniciando-se a 29 de junho com uma uma novena em honra de S. Torcato. O grupo musical Santamaria é a cabeça de cartaz do programa de animação das festividades na vila de S.Torcato com um concerto marcado para dia 06 de julho às 22h00.

© Rodrigo Ferreira / Mais Guimarães

A Romaria Grande de S. Torcato, uma das maiores festas populares no concelho de Guimarães, regressa nos dias 05, 06 e 07 de julho, assinalando, desta forma, a trasladação do corpo do mártir, em 1852, para, a agora, Basílica de S. Torcato.

O programa da Romaria Grande foi apresentado, esta tarde, na Casa da Memória pela Irmandade de S.Torcato, com Paulo Novais, o juiz da mesma, a destacar a “importância desta tradição com 172 anos”, frisando que “é muito mais do que uma simples romaria, é um momento muito especial onde milhares e milhares de pessoas convergem para S.Torcato, naquele que é o momento mais importante da Romaria a S. Torcato”.

O vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, realçou a importância da antiguidade da vila e das suas festividades. “Esta romaria é, essencialmente, parte do património imaterial do nosso concelho e é uma peça de património completamente viva, quer do ponto de vista lúdico e recreativo que chega aos diversos públicos, quer do ponto de vista religioso, que tem uma ambição muito saudável e de louvar para que seja abrangente e plural” refere o vereador.

O presidente da Junta de Freguesia, Alberto Martins, acredita que a Romaria Grande é “a festa da festas”, isto porque “o cartaz assim o atesta, mas também porque reúne em si tudo o que a vila de S.Torcato e o concelho de Guimarães, tem de melhor, nomeadamente, a nossa raíz cultural, a nossa marca identitária, ligada à terra como ao linho, as culturas, os costumes, o folclore, e, naturalmente, a fé em S.Torcato, que é o suporte de toda esta festividade”.

O padre Valentim Gonçalves, capelão da basílica de S. Torcato aproveitou para salvaguardar que “esta romaria tem o seu núcleo inspirador na memória que fazemos do Bispo Torcato, que na dedicação ao seu povo e na firmeza da sua fé, entregou a sua vida”, salvaguardando que foi essa a “origem desta longa tradição da Romaria Grande de S.Torcato”, confidenciando ainda que este tema “estará bem presente, nomeadamente na reflexão que acompanhará a preparação da novena”.

O programa é composto, essencialmente por momentos religiosos, mas há também vários momentos de animação com a participação de grupos de bombos, grupos de folclore, grupos musicais e dj’s. O fogo de artificio também fará parte dos planos de encerramento de todos os dias do cartaz, tendo a Basílica de S.Torcato como pano de fundo.

A par dos três dias de festa, haverá, como já faz parte da tradição, o Festival do Bolo com Sardinhas preparados em fornos a lenha.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES