Saiba o que fazer quando receber a mensagem com o agendamento da vacinação
Um SMS será enviado para o número de telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa responda sim ou não.

Covid_telemóvel com barra
O SMS “vai ser a modalidade preferencial de convocatória das pessoas destes grupos (pessoas com mais 80 de anos e das pessoas com 50 anos a 79 que sofrem de doenças), sempre que haja informação no sistema que permita esse contacto”, explicou esta segunda-feira o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

As primeiras inoculações convocadas por esta via começarão a partir de quarta-feira, 3 de fevereiro.
Um SMS será enviado para o número de telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa responda sim ou não.
As segundas doses são agendadas no momento da primeira toma, em concordância com o utente, que depois receberá um SMS com a informação (seguindo-se um processo semelhante ao da primeira dose).
Se responder sim
Se a pessoa responder sim, o agendamento fica confirmado.
Na véspera do dia agendado, os utentes receberão um SMS a lembrá-los que têm o agendamento da vacinação para o dia seguinte, com a informação da hora e do local.
Se responder não ou não responder à mensagem
Se a pessoa responder não ou não responder no prazo que é dado, irá receber um novo SMS com uma nova proposta de data, a que deverá responder sim ou não.
No caso de a pessoa continuar a responder não ou a não responder, ficará registada para contacto posterior pelo centro de saúde por SMS ou por outra via, como por exemplo o contacto telefónico.
E, finalmente, não havendo outra possibilidade, será enviada uma carta, que é gerada automaticamente pelo sistema de informação das unidades de saúde familiar.





