“Sala do Tempo” inaugurada em Creixomil

No final da tarde desta terça-feira, 22 de junho, na Junta de Freguesia de Creixomil, foi inaugurado um novo espaço comunitário, “Sala do Tempo”. A cerimónia inseriu-se no programa de comemorações do 24 de junho – Dia Um de Portugal.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, começou por evidenciar e agradecer o papel importante de todos os moradores das imediações, pelo brio que colocaram no arranjo de todo o espaço envolvente. “O 24 de junho de 1128 é um dia marcante da nossa História. Uma data considerada pelos mais importantes historiadores medievalistas de Portugal, nos quais se contam Alexandre Herculano e José Mattoso, como sendo ‘A Primeira Tarde Portuguesa’. Esta é uma data que nos orgulha e que queremos partilhar com todos, em especial com o Senhor Presidente da República que estará connosco depois de amanhã, na Sessão Solene”, disse.

Para o Edil a sala será “um espaço onde acontecerão momentos de reflexão, leitura, partilha das histórias do passado e do presente. Esta é uma importante sala de comunidade”.

António Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Creixomil, evidenciou o significado especial da obra, pelo facto do projeto ter transitado do executivo anterior. Referindo-se à “Sala do Tempo”, o Presidente da Junta disse ser um espaço com muitas valências, com o objetivo de guardar memórias do passado, sem pretender ser um museu, pois importa servir o presente. “Queremos que os utilizadores do espaço se sintam inspirados, que se possam encontrar e se sintam bem. Para ler um livro, para adquirir conhecimento, para conversar”, frisou.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?