Salão Nobre da SMS é palco da apresentação da nova obra de Luís Reis Torgal
Esta sexta-feira, 26 de setembro, às 18h30, o Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento (SMS) recebe a apresentação do mais recente livro do historiador Luís Reis Torgal, intitulado Quatro Personagens à Procura de Abril. A sessão contará com a intervenção do Dr. Henrique Barreto Nunes.

© Direitos Reservados
A obra dá destaque a quatro figuras marcantes da história recente de Portugal — Sttau Monteiro, Santos Simões, Mário de Oliveira e Carlos Fabião — que, segundo o autor, poderiam ser quarenta ou quatrocentas, já que representam uma geração que viveu sob a Ditadura, sonhou com a Liberdade e participou na construção de uma Democracia ainda inacabada.
Para Luís Reis Torgal, estas personalidades, hoje muitas vezes esquecidas ou apenas lembradas de forma episódica, tiveram papéis relevantes no caminho que conduziu ao 25 de Abril, mas acabaram também, cada uma à sua maneira, vencidas pelos princípios que defenderam, pelo caráter, temperamento, circunstâncias ou pelo próprio tempo histórico.
Professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luís Reis Torgal foi fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) e é atualmente Sócio Honorário da Academia Portuguesa da História, tendo dedicado grande parte da sua carreira ao estudo da história contemporânea portuguesa.