Romaria Grande de S.Torcato: Manifestação de fé e alegria do povo

A Romaria Grande, uma das maiores festas populares do norte do país, está de volta à vila de São Torcato. A festa, que decorre neste fim-de-semana, entre 05 e 07 de julho, assinala a trasladação do corpo do mártir, em 1852, para, a agora, Basílica de S. Torcato.

© Direitos Reservados

O programa é composto, essencialmente por momentos religiosos, mas há também vários momentos de animação com a participação de grupos de bombos, grupos de folclore, grupos musicais e dj’s.

As comemorações iniciam esta sexta-feira, dia 05 de julho, às 09h00, com a Grandiosa Salva de Morteiros. Segue-se os repiques festivos pelo carrilhão da Basílica de São Torcato. À noite, às 20h00, a festa continua com a entrada de bombos do Mestre Zé. Às 21h30, é a vez do Grupo Folclórico de São Torcato atuar. Para as 22h30, está agendado um espetáculo musical com o Grupo Musiminho e a festa segue noite dentro com a animação de um DJ.

O rebater dos sinos, dará sinal de que começou um novo dia. Para sábado, dia 06 de julho, espera-se uma tarde de muita animação de rua com concertinas e grupos de cantares. As festividades seguem com o concerto dos Santamaria marcado para as 22h00. Sucede-se o aguardado fogo preso, cruzado e ar que terá a Basílica de São Torcato como pano de fundo e, à semelhança da noite anterior, também haverá um DJ que dará continuidade às festividades.

No domingo, último dia das comemorações da Romaria Grande, haverá,  às 09h00, a missa cantada pelo Grupo Coral do Corpo Nacional de Escutas de São Torcato e também a missa em honra de São Torcato presidida pelo Cónego Eduardo Duque, às 11h00.  Às 15h00, é a vez da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso atuarem e animarem a vila de São Torcato.

O Grupo Folclórico da Corredoura sobe a palco às 16h30, seguidos da Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas de São Torcato. As celebrações religiosas encerram com a procissão, presidida pelo Arcipreste de Guimarães e Vizela, Pe. Samuel Vilas Boas, e com a cerimónia litúrgica. Ezequiel Sousa é o último artista a subir ao palco da Romaria Grande com um espetáculo marcado para as 21h00. O fogo de artifício encerrará as comemorações na vila.

A par dos três dias de festa, haverá, no Terreiro de São Torcato, como já faz parte da tradição, a preparação de bolo com carne e sardinhas em fornos de lenha e, ainda, caldo verde.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES